SHOW

César Nascimento lança novo CD/DVD em São Luís

Cantor e compositor apresenta o novo trabalho com participações especiais; os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível

Reprodução

O cantor e compositor César Nascimento vem para São Luís fazer lançamento do novo CD/DVD “Violão de Coreiro – A composição de César Nascimento e seu violão”.

O show ocorre dia 04 de maio, sexta-feira, às 21h, no Teatro Arthur Azevedo (rua do Sol, Centro). Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada ao Lar Pouso da Esperança.

O trabalho é fruto de projeto via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CEMAR. Além do show, estão previstas ainda oficinas e apresentações nos municípios maranhenses, Caxias e Paço do Lumiar, entre os dias 06 e 12 de maio.

Show

No show do teatro, César Nascimento recebe no palco: Nelson Faria, Paulo Calasans e Manassés de Sousa, expoentes da música instrumental brasileira, reconhecidos e bastante requisitados mercado musical internacional. E também: Renata e Ícaro Gaspar, o cantor e compositor, líder da Banda Tribo de Jah, Fauzi Beyndoun e o baixista Gérson da Conceição.

Todos participaram da gravação do CD/DVD, e são especialmente convidados para ocasião de lançamento da obra em São Luís.

Sobre o DVD/CD

Alguns dos convidados, gente graúda, que entende do riscado, apontam a particularidade do violão de César Nascimento, em um DVD (e CD) misto de show (gravado ao vivo em estúdio), documentário, making of e antologia, não por acaso intitulado Violão de Coreiro – A composição de César Nascimento e seu violão.

O DVD/CD passeia pela trajetória artística de César Nascimento, por acaso nascido no Piauí, mas maranhense de alma e música – e título concedido pela Assembleia Legislativa do Estado, bem como à sua música Ilha magnética, espécie de hino paralelo de São Luís (não registrada no DVD/CD), tornada bem cultural do Maranhão por decreto legislativo.

César Nascimento é também Cidadão Ludovicense, em título concedido pela Câmara Municipal. Por aqui aprendeu a percussão maranhense como coreiro do Tambor de Crioula de Mestre Felipe, que difunde na oficina “Crivador, matraca e pandeirão – uma viagem pelos ritmos do Maranhão”, que ministra onde quer que seja chamado desde 1996.

Mais que um título do tipo best of, Violão de Coreiro perpassa os mais de 30 anos de carreira de César Nascimento, contados a partir de sua participação no histórico LP do Festival Viva de Música Popular do Maranhão, em 1985. O DVD/CD alterna hits radiofônicos de sua autoria, músicas menos conhecidas e a inédita, antenada e bem-humorada You no tube também (parceria com Almino Henrique), sempre valorizando as nuances de seu violão, longe de didático ou hermético.

Apaixonado pelos ritmos da cultura popular do Maranhão, o artista transpôs para as seis cordas a polirritmia dos diversos sotaques do bumba meu boi, o frenesi contagiante do tambor de crioula e a pulsação do reggae, entre outras levadas.

Gravado entre Rio de Janeiro e São Luís, entre o estúdio Aldeia e as ruas, terreiros e arraiais, há um clima junino, evocado no cenário e nas locações, mas César Nascimento não realiza um projeto datado, “de estação”: é como se espichasse os festejos juninos para o ano inteiro – embora também a “composição” de que fala o subtítulo de Violão de coreiro não se restrinja ao período em que se celebram Antonio, João, Pedro e Marçal.

Por falar em divindades, César Nascimento acerca-se de grandes nomes da música brasileira para revisitar o repertório autoral do DVD/CD. Cacau Amaral, Camaleão, Fauzi Beydoun, Gerson da Conceição, Guilherme Mará, Ícaro Gaspar, Manassés, Nelson Faria, Pandeiro Repique Duo, Paulo Calazans, Renata Gaspar, Santiago Batera, Trio Cazumbá e Zé Américo Bastos (em ordem alfabética) comparecem entre o ofício musical, depoimentos e bastidores, dividindo com o anfitrião o set list de Violão de Coreiro.

Entre as faixas de Violão de Coreiro estão Catirina e o mar, em cujos versos César Nascimento une os universos da cultura popular do Maranhão com outras expressões artísticas como a pintura e o cinema, em citações de Salvador Dali, Caribé e Neville d’Almeida, entre outros, Reggae sanfonado, também pródiga em citações – Bob Marley,

Luiz Gonzaga, Paulinho da Viola e o Bloco Tradicional Os Foliões –, Maguinha do Sá Viana (parceria com Alê Muniz), O radinho e Sapato pra todo pé (parceria com Vicente Telles), entre outras.

 

Serviços

Show: lançamento do DVD/CD “violão de coreiro – a composição de césar nascimento e seu violão” césar nascimento e banda.

Participações especiais: Nelson faria, paulo Calazans, Manassés de sousa, renata e ícaro Gaspar, Fauzi Beyndoun e Gérson da conceição.

Dia: 04 de maio, sexta-feira, às 21h.

Local: teatro Arthur Azevedo (rua do sol, centro)

Ingressos: 1 kg quilo de alimento não perecível.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias