PAZ NO TRÂNSITO

Vítimas de acidente de trânsito defendem fiscalizações

Integrantes do movimento pela paz no trânsito vão à Assembleia Legislativa debater sobre a importância das blitzen e outras ações de fiscalização de trânsito

Maranhão ocupa 4º lugar do nordeste em mortes por acidente de trânsito

Vítimas de acidentes de trânsito e familiares se reuniram na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 28, para reforçar a importância das blitzen e demais ações de fiscalização que vêm ocorrendo no Maranhão.

Integrantes do movimento ‘Humanizar para a Paz no Trânsito’, estiveram com o deputado Rogério Cafeteira para contar suas experiências e solicitar apoio na defesa das medidas fiscalizatórias.

Uma das vítimas de acidentes de trânsito que compareceu a Assembleia Legislativa foi Willame Damasceno, que hoje é um dos integrantes e coordenadores do movimento pela paz no trânsito. Há quase nove anos em uma cadeira de rodas, fruto da própria imprudência, ele defende o pleno rigor da aplicação das leis e das fiscalizações.

Damasceno conta que costumava ter atitudes imprudentes e em uma dessas ocasiões, sob efeito de bebida alcoólica e pilotando sua moto, confrontou-se com uma parede ficando com a lesão irreversível. “Se eu tivesse encontrado uma blitz naquele dia, seria punido, mas não estaria preso a uma cadeira de rodas”, enfatizou.

Fiscalização pra quem?

As blitzen estão tirando das ruas muitas pessoas que não têm qualquer condição de dirigir ou pilotar, e, assim, salvando vidas, destacou Aline de Jesus, que compareceu a Assembleia Legislativa e que também teve a vida alterada por conta de acidentes no trânsito.

“Esse momento é para mostrar como podem ser sérias e irreversíveis as imprudências cometidas no trânsito. Como podemos ser vítimas, pelo resto da vida, de uma atitude inconsciente pelo desrespeito às leis”, comentou.

Durante a reunião, os presentes relataram suas experiências e reforçaram a mensagem pelo respeito às leis de trânsito e defesa das ações de fiscalização.

“Estamos aqui para apoiar essa iniciativa do movimento, ouvir estas pessoas e reforçar o trabalho que vem sendo promovido para evitar que histórias como estas não venham a se repetir. As blitzen são necessárias, assim como obedecer às leis e trafegar com os veículos em condições adequadas e documentos em dia. Defendemos o cumprimento e não a transgressão da lei para preservar e salvar vidas”, destacou o deputado Rogério Cafeteira ao comentar a importância das fiscalizações.

O deputado enfatizou os esforços do Governo do Estado para que a realidade seja mudada e haja mais respeito às normas no trânsito. “Quem hoje defende que não haja fiscalização, que estas pessoas conheçam as histórias reais e tenham um choque de realidade. O Estado tem feito sua parte para possibilitar que todos andem na legalidade e a Assembleia se coloca à disposição e apoia este pensamento”, disse Cafeteira.

Maranhão ocupa 4º lugar em acidentes de trânsito com morte

Na região metropolitana de São Luís, em 2016,  78 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, por meio de quantitativo diário de crimes violentos e outras mortes. Isso representa um índice 4% maior do que os dados de 2015, que registraram 75 mortes. Em 2014, foram contabilizadas 94 mortes.

Só em setembro de 2017, o relatório da SSP apontou que mais 10 pessoas foram vitimadas no trânsito por colisão, choque ou atropelamento. No mês anterior, agosto, foram seis vítimas fatais. Mesmo com a intensificação de campanhas de  conscientização da Semana Nacional de Trânsito, o número alto é alarmante.

O estado fica atrás apenas dos estados do Ceará e de Pernambuco quando o assunto é indenização paga por invalidez permanente em acidentes de trânsito no Nordeste

Humanizar para a Paz no Trânsito

O movimento pela paz no trânsito divulga projetos e promove mobilizações em escolas e bares com jovens e adultos, o que complementa o trabalho de Educação para o Trânsito promovido pelo Detran-MA.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias