MULHER

Semana da Mulher em São Luís

Prefeitura de São Luís realiza seminário para sensibilizar e homenagear as mulheres pelo dia 8 de março

Reprodução

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Luís realizará, no dia 8 de março, o Seminário de Sensibilização e Homenagem às Mulheres. Com o tema “Mulher: Direitos garantidos com igualdade de oportunidades numa sociedade sem violência”, a proposta do encontro é discutir e fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres, especialmente no eixo que trata sobre o combate à violência. O seminário, que tem como público-alvo as servidoras municipais, acontecerá no Convento das Mercês, a partir das 8h.

Além de painéis, homenagens e apresentações culturais, o seminário oferecerá serviços que vão desde a divulgação da Rede de Proteção em Defesa das Mulheres até massagens, acupuntura, exposições de produtos artesanais e serviços de beleza. O encontro marca, ainda, o início das atividades da Agenda da Mulher, uma programação que será desenvolvida ao longo do mês de março, com serviços e atendimentos que serão oferecidos por diversas secretarias municipais e outros órgãos que compõem a rede em São Luís.

A primeira-dama Camila Holanda é uma das principais incentivadoras do evento. “Como mulher, endosso o coro de vozes que lutam contra todo tipo de violência, especialmente a violência contra as mulheres. É importante manter esse debate em pauta e, enquanto poder público, voltar as nossas atenções para o fortalecimento de políticas que deem às mulheres condições de lutarem por seus direitos. A gestão do prefeito Edivaldo tem avançado e vai avançar ainda mais na garantia desses direitos”, ressaltou.

A coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque, explica que o encontro soma com os esforços que vêm sendo realizados mundialmente para combater o assédio sexual, a violência e a discriminação contra as mulheres. “O poder público municipal tem trabalhado esse eixo da política pública voltada para as mulheres, que é o do combate à violência. O seminário e outras ações como essas são importantes para informar as mulheres acerca dessa política, dos seus direitos e dos equipamentos disponíveis para atendimento às mulheres vítimas de violência”, ressalta.

Além da Coordenadoria da Mulher, participarão do seminário servidoras das secretarias municipais de Governo, Planejamento, Saúde, Educação, Fazenda, Segurança Alimentar, Criança e Assistência Social, Desporto e Lazer, Trânsito e Transportes, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Obras e Serviços Públicos, Turismo, Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Segurança e Cidadania, Administração, Informação e Tecnologia; da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph); e membros do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF).

Durante o evento será realizado o painel “Mulher: Direitos garantidos com igualdade de oportunidades numa sociedade sem violência”, com a diretora do Departamento de Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) como palestrante. O seminário, além de homenagear todas as mulheres ludovicenses, faz referência a duas ilustres femininas: Maria Firmina e Maria Aragão, trabalhadoras, funcionárias públicas e ativistas políticas.
Ano passado, mulheres e homens saíram em passeata pela Rua Grande para chamar atenção para os direitos femininos.

AGENDA DA MULHER

Durante o mês de março, uma série de atividades e serviços serão oferecidos pela Rede de Atendimento e Enfrentamento da Violência contra as mulheres, formada por órgãos públicos, como secretarias municipais e entidades da sociedade civil organizada. Entre as atividades estão oficinas sobre enfrentamento à violência, ações educativas, serviços nas áreas da Saúde e Assistência Social, entre outras. “Com o seminário e as ações trabalhamos a desconstrução da naturalização da violência, fazendo com que as mulheres compreendam esse fenômeno e conheçam seus direitos por meio da informação”, complementou Vânia Albuquerque. Com o objetivo de ampliar o alcance das informações acerca das políticas públicas voltadas para as mulheres, a Prefeitura de São Luís tem trabalhado constantemente com as comunidades. Por meio da Coordenadoria da Mulher, são realizadas regularmente rodas de conversa sobre assuntos como a Lei Maria da Penha, Direitos Humanos entre outros pautados pelas próprias mulheres, como demandas na área da saúde. As ações seguem as diretrizes do Plano Municipal de Política para as Mulheres, que conta com um comitê gestor formado por secretarias municipais e representantes da sociedade civil.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias