NEGÓCIOS

Mulheres têm taxa de empreendedorismo maior que os homens

A taxa delas é de 15,4%, enquanto a masculina é de 12,6%. Os dados são da última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM)

Reprodução

Entre os novos empreendedores, aqueles que possuem um negócio com até 3,5 anos, as mulheres têm uma taxa de empreendedorismo superior à dos homens. A taxa delas é de 15,4%, enquanto a masculina é de 12,6%. Os dados são da última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), datada de 2016, que ainda reforça o que se tem percebido no ambiente empresarial brasileiro: com 51,5%, as mulheres chefiam os novos empreendimentos no País, fazendo uso de seus conhecimentos, habilidades, características e atitudes que se traduzem em uma boa gestão.

“Em 13 anos (de 2001 a 2014), o número de brasileiras empresárias cresceu 34%, enquanto o aumento de homens nesta situação, no mesmo período, foi de 14%. Das  novas empresas que surgiam no mercado, 42% eram comandadas por mulheres; hoje, esse índice está quase dez pontos maior, o que demonstra que elas estão mais participativas na gestão dos negócios, uma projeção que tende a crescer nos próximos anos devido ao empoderamento cada vez maior do sexo feminino”, aponta o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Antônio Garcês.

A declaração do executivo, encontra eco em outro dado constatado pela Rede Mulher Empreendedora (RME), referente ao perfil da mulher que empreende no Brasil. Na pesquisa “Empreendedoras e seus negócios”, que entrevistou 800 mulheres no território nacional, de agosto a setembro de 2017, a média de idade da mulher que empreende é de 39 anos, quase 80% têm ensino superior completo ou mais, sendo que 61% são casadas, mais da metade (55%) têm filhos e 44% são chefes de família – e das que já são mães, 75% dizem que decidiram empreender depois da maternidade.

A empresária Giovana Gomes Alencar, proprietária de uma loja de jogos e acessórios de informática, em Açailândia, garante que nunca teve vocação para ser dona de casa em tempo integral. Ela integra o percentual de 40% de mulheres entre os empreendedores ativos no Maranhão.

“Sempre realizei atividades domésticas, mas o que me motiva e revigora é estar no dia a dia do meu negócio”, confessa a empresária que é pedagoga por formação que, há exatos quatro anos, abriu mão de uma carreira na área de Educação e, com a ajuda do marido, investiu em uma loja de informática que já se tornou referência na cidade.

“Na minha trajetória, busquei estar informada sobre o meu negócio e sempre pensei em crescer. Recentemente, ampliamos o portfólio de produtos e serviços para atender a novos mercados e o meu principal parceiro nessa experiência empreendedora é o Sebrae. Participei de consultorias, orientações, cursos de aperfeiçoamento para os funcionários, e, por último, recebi suporte na criação do layout e padronização da loja e da nossa marca”, revela a proprietária da Chips Informática.

Negócios de família

Quando não abrem o seu próprio negócio, as mulheres apoiam os maridos ou filhos na empresa da família. Foi assim com a assistente social Andyra Sousa Melo, de Chapadinha.

Casada com o médico gastroenterologista e clínico geral, Josué Portela, há dois anos ela propôs ao marido algumas mudanças na gestão da clínica que a família possui na cidade. Seis meses depois de assumir a parte da gestão do Centro de Medicina Avançada em Chapadinha, Andyara propôs acrescentar o atendimento ambulatorial e ampliar a oferta ao cliente de uma para 20 especialidades médicas. Além disso, a clínica a realizar exames de diagnóstico por imagem.

“Fomos acompanhados de perto pelo Sebrae que nos prestou consultorias e capacitações nas áreas de atendimento e gestão de pessoas para que a nossa equipe pudesse estar mais organizada e preparada para as mudanças”, apontou a empresária.

Comentando que, apesar de não ser fácil conciliar os papéis de mãe, esposa e empreendedora, acredita que “as mulheres foram agraciadas com características que as ajudam a ser boas administradoras, o que as ajudam a ser mais flexíveis às mudanças”.

Escolaridade em alta

No perfil da mulher maranhense contemporânea que empreende, um ponto é singular: elas estão preocupadas – mais que em qualquer outra época – com a qualificação. Na Pesquisa do Sebrae “Dono de Negócios do Brasil: Análise por gênero” – que utiliza dados da Pnad/IBGE de 2016, as maranhenses empresárias têm quase dois anos a mais de escolaridade que o homem e quase metade das donas de novos negócios (49%) têm pelo menos o segundo grau completo.

Essa trajetória escolar desigual, relacionada a papéis de gênero e à entrada precoce dos homens no mercado de trabalho, faz com que as mulheres tenham um maior nível de instrução no País. Na faixa dos 25 a 44 anos de idade, 21,5% delas completaram graduação, contra 15,6% dos homens.

“Esse dado, aliado às características femininas como maior sensibilidade para tratar problemas, tendência à cooperação, liderança inclusiva e capacidade de pensar e agir em muitas direções ou temas ao mesmo tempo, faz com que as mulheres acabem tomando a decisão de empreender diante das oportunidades e passem a ter cada vez mais participação na gestão dos negócios. Vemos isso de maneira mais significativa em alguns segmentos importantes para a economia do Maranhão, como no varejo de confecções e nos serviços estéticos e de beleza”, aponta a diretora de Administração e Finanças do Sebrae estadual, Rachel Jordão.

Percebendo as mudanças no mercado maranhense, o Sebrae já oferece produtos e soluções adequadas para as mulheres que resolveram empreender.  “Temos soluções para otimizar processos administrativos, melhorar a produtividade de suas equipes e a qualidade de produtos ou serviços ou sua competitividade e posicionamento no mercado. Nossa equipe técnica está apta a atender quaisquer demandas dentro da nossa expertise, que é a gestão do conhecimento empresarial nos pequenos negócios”, finaliza o diretor técnico da instituição, Antônio Garcês.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias