ATENTAS

Maranhão: mulheres cometem menos infrações no trânsito

Do total de infrações registradas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de condutores maranhenses – 550.811 mil infrações – as mulheres correspondem a apenas 31%

Reprodução

Dados estatísticos do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) referentes ao período de janeiro de 2017 a fevereiro de 2018 revelam que as mulheres continuam a cometer menos infrações no trânsito que os homens. Do total de infrações registradas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de condutores maranhenses – 550.811 mil infrações – as mulheres correspondem a apenas 31%.

De acordo com a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, os dados do Maranhão acompanham a estatística nacional que demonstram que a mulher é mais cuidadosa no trânsito. “Os números mostram que as mulheres são mais prudentes e costumam seguir as regras, evitando infrações e possíveis acidentes de trânsito” destacou Larissa Abdalla ressaltando ainda que de acordo com a Seguradora Líder, responsável pelo DPVAT, no ano passado apenas 24% das indenizações pagas por acidentes no Brasil foram para mulheres.

Os números do Detran-MA também apontam que as mulheres maranhenses tem o menor número de registros de pontos na CNH. Entre os condutores que somaram pontos na carteira de motorista no Maranhão, as mulheres aparecem com o percentual de 23% dos registros. Os dados indicam que as mulheres são 20% dos 1.204 motoristas maranhenses que possuem bloqueio no sistema para renovação de CNH por ultrapassar o limite de 20 pontos no documento de habilitação.

A diferença entre homens e mulheres no trânsito também aparece na classificação das infrações. Das 236 mil 394 infrações gravíssimas do período, as mulheres respondem somente a 21% dos registros. Elas também correspondem a 22% das 212 mil 443 infrações graves e 26% das 115 mil 471 infrações médias registradas no Estado.
As mulheres também cometem menos infrações durante o período de Permissão para Dirigir (PD). A estatística do Detran-MA aponta que no total de 8 mil 881 multas registradas no Sistema da Instituição, elas respondem a 38% das multas em relação ao homens.

Educação para o trânsito

Para contribuir com a redução de acidentes de trânsito e conscientizar os condutores maranhenses sobre a importância de obedecer a legislação viária, o Detran-MA investe em educação e realiza de forma permanente, ações voltadas para motoristas e futuros condutores de veículos no Estado.

Só em 2017, mais de 500 mil pessoas foram abordadas pela equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito do Órgão, durante a realização dos Projetos “Detran vai à Escola”, “Detran Volante”, “Direção Certa: Mais que um papo de Bar”, “Condutores do Amanhã”, “Faixa de Pedestre” e Operação Lei Seca, na Região Metropolitana de São Luis e nos municípios atendidos pelas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias