PRODUTO INTERNO BRUTO

Maranhão lidera crescimento econômico com alta de 9,7% no PIB

Segundo um levantamento divulgado neste sábado, o estado teve um desempenho quase 10 vezes acima da média nacional

Divulgação

Reprodução

Em um levantamento feito pelo Itaú Unibanco divulgado pela Folha de São Paulo neste sábado, 10, o Maranhão se destacou entre os estados no quesito crescimento econômico. Retirando o protagonismo dos estados do sudeste, o estado lidera o ranking, com uma alta de 9,7% no Produto Interno Bruto (PIB), desempenho acima do esperado para a média nacional.

O PIB é um indicador que mede o dinamismo da atividade econômica, sendo usado pelos economistas para avaliar o crescimento de um país ou região. Com a safra agrícola recorde, a extração de minério e a expansão agropecuária já em 2017 foi possível perceber o bom rendimento do estado. Segundo o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), houve uma expansão real de R$ 218,3 milhões nos investimentos públicos entre janeiro e junho.

Uma previsão divulgada em setembro de 2017, pelo Banco Santander também já dava sinais de que o Maranhão iria liderar o crescimento entre os estados.

Além do Maranhão, Piauí e Tocantins, no Norte, completam a trinca da extensão agrícola, todos com alta superior a 1%, da economia brasileira como um todo. Com exceção do sudeste, único que se projeta negativo (-0,7%), todas outras regiões registram crescimento em 2017.

Os dados por Estado ainda não foram divulgados pelo IBGE (hoje as informações mais atualizadas são de 2015), mas o levantamento do Itaú Unibanco foi feito com base nos dados oficiais, refletindo a situação atual da economia. A previsão do banco Itaú é de que em 2018 haja uma alta de até 3% do PIB em todo o país.

“Parabenizo o nosso empresariado e os nossos trabalhadores. E vamos manter os altos investimentos públicos que tem ajudado nossa economia”, afirmou o governador Flávio Dino ao comentar os resultados divulgados neste sábado.

“Nas últimas semanas, o nosso Estado se destacou em uma série de rankings: investimentos em Segurança; investimentos em obras; diminuição de crimes violentos; maior salário dos professores no Brasil. E agora o maior crescimento da economia”, acrescentou o governador.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias