PÁSCOA

Conheça os principais pratos de páscoa pelo mundo

Há muita diferença entre as tradições bem como as retrições para a comemoração em cada nação

Diversos países estão, assim como o Brasil, celebrando a Páscoa nessa época do ano. São diferentes os significados míticos e religiosos que envolvem a data em cada nação e, com eles, também variam as tradições e restrições para a comemoração. “Por ser uma data ligada à ideia de renovação da natureza e de vida nova, a celebração da Páscoa é fundamentada na comida”, conta Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Universidade Anhembi Morumbi.

Reza a lenda que, originalmente, egípcios, gregos e romanos tinham a Páscoa como a festa de passagem do inverno para a primavera que trazia com ela o bom tempo, a abundância das colheitas e a fartura à mesa. Já para os judeus, o Pessach, que significa passagem, simboliza a fuga do Egito em busca da terra prometida, em busca da liberdade.

Com o surgimento do cristianismo, algumas nações acabaram incorporando elementos tanto da tradição pré-cristã, quanto do judaísmo. “A ideia da passagem continua, só que desta vez associada a Cristo que vai de humano à divindade”, explica Maranhão. E todas as mudanças impactaram nos hábitos alimentares.

Próxima »1 / 8
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias