SAÚDE bucal

Como agendar consultas na Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão

Usuários já em tratamento no Sorrir poderão fazer o agendamento da continuidade da terapia direto no balcão de atendimento. A unidade fará ainda 54 atendimentos diários

Reprodução

Com capacidade para 4 mil atendimentos mensais, a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir funcionará, também, aos sábados, das 8h às 12h. Preparada para oferecer à população atendimento regulado de média complexidade em saúde bucal, o equipamento da Saúde, entregue pelo governador Flávio Dino, amplia a atenção especializada no estado, atuando também no atendimento de casos de urgências odontológicas.

“O Sorrir é mais um investimento feito pela gestão Flávio Dino que vai suprir uma carência histórica do estado e mudar a realidade dos maranhenses. Ao oferecer atendimentos odontológicos mais complexos, sem deixar de lado as urgências, vamos promover a prevenção e recuperação da saúde bucal dos maranhenses”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, de 8h às 12h, o Sorrir tem 17 consultórios odontológicos. É a primeira Unidade Pública de Especialidades Odontológicas do Maranhão, que oferta atendimento em nível de média complexidade, ou seja, realiza procedimentos que não são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir será referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer bucal e para o atendimento protocolar de pessoas com necessidades especiais.

Como funciona o atendimento no Sorrir

Para ter acesso aos serviços disponíveis no Sorrir, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes no estado do Maranhão devem ter passado primeiramente em consulta com uma Equipe de Saúde Bucal (ESB) das UBS espalhadas pelo estado, que fará o encaminhamento para a unidade dos casos mais complexos.

A marcação das consultas acontecerá via Call Center, com a UBS de origem fazendo o contato telefônico com o Sorrir para agendar a consulta do usuário para a especialidade encaminhada.

No dia marcado, o usuário deverá comparecer à unidade, ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, de posse do seu cartão de encaminhamento, para que a consulta seja validada.

Usuários já em tratamento no Sorrir poderão fazer o agendamento da continuidade da terapia direto no balcão de atendimento. A unidade fará ainda 54 atendimentos diários de demanda espontânea e urgências odontológicas sem a necessidade de agendamento prévio.

“O Sorrir vai ofertar as especialidades mais demandadas dentro do serviço público em odontologia, como a endodontia [tratamento de canal]. Também terá o serviço de dentística reparadora, que não está presente nos Centros de Especialidades Odontológicas. Enfim, vai ter a capacidade de resolver completamente o problema do usuário”, orientou Allan Patrício.

Atendimento ambulatorial

No atendimento ambulatorial, funcionarão serviços de endodontia, prótese, estomatologia, dentística, odontopediatria, bucomaxilo, periodontia, ortodontia e implantodontia. Já no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), serão oferecidos radiologia panorâmica (digitalizada), radiologia, exames laboratoriais e radiologia periapical.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias