ID Jovem

Você Sabia? Jovens podem viajar de graça pelo país

Quem pode usufruir do ID Jovem são pessoas com idade entre 15 e 29 anos, que pertencem à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal

Foto: Reprodução

Você sabia que jovens com idade entre 15 e 29 anos podem viajar gratuitamente de ônibus por todo país? Sim, não é nenhuma pegadinha. De acordo com  o Estatuto da Juventude, instituído pela Lei no 12.852, de 05 de agosto de 2013, a Identidade Jovem dispõe sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artísticos e esportivos, além da reserva de vagas nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

Ok, mas quem pode participar?

Quem pode usufruir do ID Jovem são pessoas com idade entre 15 e 29 anos, que pertencem à família com renda mensal de até dois salários mínimos e que estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

Fique atento! As informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

O benefício também vale para não estudantes.

Como utilizar?

Após todos os requisitos acima preenchidos, basta baixar o aplicativo do ID Jovem disponível para celulares Android e iOS. A emissão da identidade virtual é feita toda pela internet. Pra isso, basta ter o número do seu NIS (Número de Identificação Social) para acessar o aplicativo ou pelo site do ID Jovem.

Onde eu encontro o meu NIS?

Você poderá consultar o NIS em seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho, no site ou no aplicativo da ID Jovem.

Compra

Para solicitar bilhete gratuito ou com 50% de desconto, basta apresentar seu cartão virtual durante a emissão da passagem. As duas vagas destinadas para o programa devem estar desocupadas.

Informações importantes

– As empresas não podem se negar a vender bilhete para o jovem participante da ID Jovem;
– O jovem que se sentir prejudicado deve exigir à viação um documento que registre data, hora, local e o motivo da recusa;
– A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve ser informada da recusa através do Fale Conosco, pelo número 166, no site da agência ou pelo e-mail ouvidoria@antt.gov.br

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias