ARTE

Galeria Trapiche: inscrições abertas para curso de olaria

O facilitar será o artista Uiran de Oliveira, que trabalha há mais de 25 anos modelando argila

Reprodução

Trabalhar a habilidade com as mãos para criar formas e objetos com argila é o que os participantes irão aprender durante três meses no curso de Olaria em Formas e Objetos, na Galeria Trapiche, equipamento municipal de cultura. A ação faz parte do projeto Ateliê Trapiche e está com inscrições abertas até a terça-feira, 20, data em que se inicia o curso. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na Galeria, que fica localizada na Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração.

Os interessados devem se inscrever pelo o e-mail galeriatrapicheslz@gmail.com, enviando os seguintes dados: nome completo, idade, telefone. As vagas são limitadas e o investimento é 30,00. Após as 15 vagas preenchidas, caso haja procura, será aberta uma lista de espera. Pode participar qualquer pessoa a partir dos 14 anos, tendo experiência com olaria ou não. O material será disponibilizado pela Galeria e os participantes levam suas peças produzidas para casa ao final do curso.

“Nós, como equipamento municipal de cultura, contribuímos para a formação de novos artistas na cidade e tornamos este espaço público, disponível para ser habitado pela sociedade. O Ateliê Trapiche é um dos projetos permanentes que dinamizam este espaço, nos tornando um ponto de encontro de artistas, em que o público não vem apenas observar uma exposição, mas vem desenvolver seus trabalhos dentro da Galeria”, ressaltou Camila Grimaldi, diretora da Galeria Trapiche.

O facilitador será Uiran Oliveira, que traz em seu currículo mais de 25 anos de trabalho com argila. “Durante o curso, os alunos irão aprender ou exercitar as habilidades com argila. É uma atividade profissional, pois todos sairão com bagagem e poderão até utilizar como fonte de renda. Trabalharemos a olaria de formas e os objetos feitos com a argila. Na oportunidade, também faremos uma oficina de torno para dar formas aos objetos e ornamentar as peças, produzindo uma obra completa. Os três meses serão todos práticos, mas com explicações teóricas daquilo que está sendo executado”, destacou o professor.

A Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, fica localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n – Centro (em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande), aberta para visitações de segunda a sexta, das 14h às 19h.

Sobre Uiran Oliveira

Desde criança, Uiran Oliveira observava as marcas no chão formadas com a argila natural e disso nasceu a vontade de trabalhar com olaria, inspirando também seu trabalho intitulado ‘Terroada’. Ao longo dos anos, desenvolveu trabalhos mais voltados ao social, envolvendo a comunidade. Foi professor de cerâmica durante 12 anos e explanou o projeto Oficinas de Criação, com exposições em vários locais como a Casa do Maranhão, Morada Histórica, Sesc Deodoro, dentre outros.

Também no Sesc, deu início ao projeto “Mãos que Transformam” de arte educação inclusiva, com alunos cegos – realizou três exposições individuais: “Terroada” – 2003, “Com Tato Visual” – 2004 e “Noturno: Passaredo e Formas” – 2009. Recebeu por três vezes premiação no Concurso de Arte Efêmera da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Já participou na Europa de duas feiras internacionais (2001/2002 – Milão, na Itália e 2005/2006 – Hamburgo e Frankfurt, na Alemanha). Também participou da 10ª Feira do Livro de São Luís, com a exposição “Sonhando Crianças”, que reunia trabalhos desenvolvidos na comunidade do bairro Novo Angelim. Atualmente desenvolve a função de coordenador de montagem da Galeria Trapiche.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias