MAIS SEGURANÇA

Fiscalização Eletrônica coibirá práticas ilegais no trânsito

O investimento do poder público em dispositivos eletrônicos para aumentar a segurança viária é uma recomendação da própria Organização Mundial da Saúde (OMS)

Foto: Reprodução

Precisamos preservar a nossa vida e a fiscalização contribui muito para um trânsito mais seguro, tanto para os motoristas quanto para nós, pedestres”, diz o cabeleireiro Cleo Nunes, de 44 anos. É com esse objetivo de intensificar a segurança no trânsito que a Prefeitura de São Luís tem investido em um moderno sistema de fiscalização eletrônica. A ação tem contribuído para uma mudança no comportamento de condutores e pedestres, que passam a observar melhor as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O investimento do poder público em dispositivos eletrônicos para aumentar a segurança viária é uma recomendação da própria Organização Mundial da Saúde (OMS), com base em um estudo global com o título “Gestão da Velocidade: Um Manual de Segurança Viária para Gestores e Profissionais da Área”. De acordo com o estudo, os radares, além de contribuírem para aumento da segurança no trânsito, são ferramentas que reduzem a possibilidade de práticas arbitrárias de fiscalização, já que os equipamentos podem comprovar a infração.

Em São Luís, os sistemas de fiscalização eletrônica e de monitoramento implantados pela Prefeitura de São Luís têm coibido práticas ilegais no trânsito como o tráfego em alta velocidade nas vias, o uso de celular pelo motorista, a condução sem o cinto de segurança, o transporte inadequado de crianças, entre outras infrações que provocam acidentes ou geram vítimas, em caso de ocorrências.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, reforça que a intenção do poder público é desenvolver ações que favoreçam a organização do tráfego e uma cultura de respeito às normas de trânsito. “Nosso objetivo não é multar, mas sim promover maior segurança e organização no trânsito da nossa cidade. Com esse tipo de investimento, a proposta é atender a uma demanda da própria população em relação à fiscalização e evitar que infrações impliquem em acidentes”, explica o secretário.

O investimento em um trânsito mais seguro é uma iniciativa que beneficia toda a população de São Luís, condutores, pedestres e usuários do transporte coletivo. A proposta da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) é, com esse investimento, agilizar o atendimento de ocorrências e reduzir os índices de acidentes pela cidade, preservando, assim, a vida do cidadão ludovicense.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias