PREVINA-SE

Conheça 7 doenças transmitidas pelo beijo

É comum durante o carnaval a troca de beijos com pessoas que você pouco conhece e nada conhece, mas tenha cuidado com quem anda se beijando por aí. Confira as dicas!

(Foto: Reprodução)

o calor do momento, muita gente nem lembra, mas o beijo é capaz de transmitir inúmeras doenças, muitas delas graves. Apesar de a maioria delas ser de curta duração e se curar sozinha, algumas pessoas podem apresentar complicações que vão desde a propagação para outras regiões do corpo até infecções no cérebro. Por isso, é sempre bom redobrar os cuidados.

Segundo a professora de Biomedicina da Faculdade Estácio São Luís, Francyelle Costa Matos, mestra em Biologia Parasitária, a maior parte dessas doenças é causada pela presença de vírus, bactérias e fungos, que viajam de boca em boca, principalmente por meio da saliva. “Gripe, mononucleose, herpes e candidíase são algumas doenças que podem ser transmitidas por meio do contato com a pele ou a saliva infectada. Os sintomas variam para cada uma, mas em geral é possível sentir mal-estar, febre ou perceber o surgimento de ferimentos nos lábios”, alerta a professora.

Conheça sete doenças transmitidas pelo beijo:

1- Mononucleose infecciosa

A mononucleose é uma doença contagiosa, causada pelo vírus Epstein-Barr, também conhecida como doença do beijo, pois é comum aparecer após beijar pessoas desconhecidas em festas.
Sintomas: fadiga, mal-estar, dor no corpo e febre, que pode ser baixa ou chegar a 40°C, dor de garganta e gânglios na região do pescoço, que duram entre 15 dias e um mês. Algumas pessoas podem ter uma variante mais intensa da doença, dor intensa nas juntas, dor na barriga e manchas pelo corpo. Na presença destes sintomas, deve-se procurar atendimento com clínico geral, que irá fazer o exame clínico e solicitar exames de sangue, como hemograma.

Como tratar: medicamentos para controlar os sintomas, como dipirona, paracetamol, repouso e beber muito líquido. Não existe um medicamento específico para fazer a infecção passar mais rápido, que pode durar até dois meses.

2- Gripe e Resfriados

A gripe é causada pelos vírus do tipo Influenza, enquanto o resfriado pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus como rinovírus e coronavírus.

Sintomas: a gripe causa febre que pode chegar a 40°C, dores no corpo, dor de cabeça, coriza, dor de garganta e tosse seca. Estes sintomas duram cerca de uma semana, e curam sozinhos. O resfriado é uma variante mais leve e provoca coriza, espirros, congestão nasal, dor de cabeça e febre baixa.

Como tratar: medicamentos analgésicos e antitérmicos, como dipirona ou paracetamol, além de repouso, hidratação e alimentação que ajuda a fortalecer a imunidade, com frutas ricas em vitamina C, canja, chás com canela e mel.

3- Herpes

O herpes labial é causado pelo vírus herpes simples, que pode infectar a região dos lábios ou da região íntima pelo contato com a saliva de pessoas que têm este vírus. A transmissão é feita pelo contato direto com lesões das pessoas infectadas, principalmente através do beijo.

Sintomas: lesões na pele, principalmente ao redor dos lábios, que são vermelhas, com pequenas bolhas amareladas, que causam formigamento e dor, além de febre, mal-estar, dor de garganta e gânglios no pescoço. Estas lesões duram cerca de 7 a 14 dias, mas sempre que a imunidade baixar, podem surgir novas lesões. A confirmação desta infecção é feita pelo clínico geral, através da observação. Bebês ou pessoas com imunidade enfraquecida, como com Aids, por exemplo, podem desenvolver uma variante grave da doença, com febre alta, múltiplas lesões na pele e até inflamação do cérebro.

Como tratar: podem ser usadas pomadas com propriedades antivirais, por cerca de 4 dias, que ajudam a diminuir a multiplicação do vírus, evitando piorar ou transmitir para outras pessoas. Estes medicamentos também pode ter apresentação em comprimido, que deve ser tomado por cerca de 7 dias, e devem ser prescrito pelo clínico geral.

4- Catapora 

Também conhecida como varicela ou cobreiro, a catapora é uma doença muito contagiosa, causada pelo vírus da varicela-zoster, que ocorre principalmente em crianças, mas, adultos que nunca tiveram ou que não foram vacinados, podem ser contaminados. A infecção é feita pela saliva ou pelo contato com as lesões da pele.

Sintomas: pequenas lesões na pele, inicialmente com bolhas, que viram crostas após alguns dias, que podem ser várias, ou ser quase imperceptíveis em algumas pessoas. Também pode haver dor no corpo, febre baixa e cansaço, que duram cerca de 10 dias. Pessoas frágeis, como recém nascidos, idosos ou que têm a imunidade enfraquecida podem desenvolver uma variante grave, que causa infecção do cérebro e risco de morte.

Como tratar: o tratamento é feito com cuidados com as feridas, mantendo-as limpas e secas, além de repouso, hidratação e medicamentos para dor e febre, como dipirona e paracetamol. A vacina da catapora está disponível, pelo SUS, para crianças acima de 1 ano e pessoas que nunca tiveram esta doença.

5- Caxumba

A caxumba, também conhecida como papeira ou parotidite, também é uma infecção viral transmitida por gotículas de saliva, causada pelo vírus Paramyxovirus, que inflama as glândulas salivares e sublinguais.

Sintomas: inchaço e dor na região da mandíbula, dor ao mastigar e engolir, febre de 38 a 40ºC, dor de cabeça, fadiga, fraqueza e perda do apetite. Em homens, o vírus da caxumba também pode infectar a região dos testículos, causando a orquiepididimite, com dor e inflamação desta região. Outra complicação pode ser a meningite, que causa forte dor de cabeça. Pessoas que apresentam estes sintomas devem procurar o pronto-socorro, para que o médico possa observar o sintomas.

Como tratar: o tratamento é feito para controlar os sintomas, com medicamentos para dor, febre e enjoo, com dipirona, paracetamol e metoclopramida, por exemplo. Repouso, hidratação são essenciais, além de uma alimentação leve, com poucos ácidos, para não irritar as glândulas salivares. Esta doença pode ser evitada, também, com a vacina tríplice viral ou tetra viral, no entanto, é necessário um reforço da vacina na idade adulta para estar realmente protegido.

6- Candidíase

A candidíase também é conhecida como sapinho, e é causada por fungos do tipo Candida. Alguns tipos deste fungo estão presentes em nossa pele naturalmente, e outros podem causar a doença, principalmente se a imunidade estiver baixa, e são transmitidos pelo contato direto, como através do beijo.

Sintomas: geralmente, surge pequena lesão avermelhada ou esbranquiçada na língua, que pode ser dolorida, e dura cerca de 5 dias. Entretanto, em pessoas mais frágeis ou com a imunidade enfraquecida, como bebês, desnutridos ou com doenças crônicas, por exemplo, podem desenvolver a forma mais grave da infecção, com várias placas brancas na boca.

Como tratar: pode ser usado um antifúngico em pomada local à base de nistatina, quatro vezes ao dia. Apenas casos graves precisam ser tratados com comprimidos, como cetoconazol, prescritos pelo clínico geral. Veja receitas de remédios caseiros para ajudar a combater a candidíase em vários locais do corpo.

7- Sífilis

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum, mas que também pode ser transmitida pela saliva, em pessoas que têm pequenas feridas na boca.
Sintomas: na fase inicial surgem pequenas lesões, que podem ser na boca ou na região íntima que, se não forem tratadas, são capazes de evoluir para uma doença crônica, que se dissemina pelo corpo, podendo causar lesões cerebrais, cardíacas e ósseas. A confirmação da doença é feita com raspagem das lesões e exames de sangue para confirmar a presença da bactéria.

Como tratar: o tratamento é feito pelo médico clínico geral ou infectologista, através do antibiótico penicilina injetável. Não existe vacina ou imunidade contra esta doença, que deve ser evitada usando camisinha e evitando o contato íntimo com desconhecidos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias