Folia 2018

Carnaval fora de São Luís? Veja nossa programação

Para quem vai passar o carnaval no interior do estado, O Imparcial preparou um roteiro para qualquer pessoa brincar e se divertir com segurança fora da Ilha.

Para quem vai passar o carnaval no interior do estado, O Imparcial preparou um roteiro para qualquer pessoa brincar e se divertir com segurança fora da Ilha. A festa começa em Vargem Grande, que promete se consagrar como o maior e melhor carnaval do Maranhão em 2018. A festa, que tem como slogan “Um Carnaval para entrar pra história”, reunirá, no Parque dos Buritis, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, grandes atrações nacionais como Solange Almeida, Márcia Fellipe, Matheus Fernandes, Chicabana, Mara Pavaleny, Gil Mendes, entre outros.

O carnaval 2018 é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, Governo do Estado, deputados e o importante apoio da Iniciativa Privada local. “Preparamos uma festa grandiosa para que famílias inteiras e os turistas possam de divertir em clima de paz, alegria e principalmente com segurança. Vargem Grande se consagra entre os melhores circuitos de carnaval do Maranhão, graças à união de esforços entre a Prefeitura, Governo do Estado, deputado Othelino Neto e toda classe empresarial, que, juntos, promoverão uma festa para ficar marcada na história desses 80 anos de nossa cidade”, destacou o prefeito Carlinhos Barros (PCdoB).

A programação está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e iniciará, diariamente, às 17h, com brincadeiras infantis com a Banda do Palhaço Azedinho. No local, está sendo erguida uma estrutura gigantesca com dois palcos, praça de alimentação, estações de bares e banheiros químicos. A abertura oficial acontece na sexta-feira (9), sob o comando de Márcia Fellipe e Chicabana.

Outro carnaval que promete atrair milhares de foliões é o de Barra do Corda, que terá mais de dez atrações como, por exemplo, Muleke Play, Júnior Luz, Forro Destak, Washington Boré, Misael Teixeira, Bonde Real, André Jansen e Junior Pontes, que são cantores e bandas barra-cordenses que farão a festa no Espaço Cultural.

As bandas e cantores nacionais que se apresentarão são: Gerard Lima, Axerife, Pêpê Jú- nior, Patchanca e Lote Prazeres. O prefeito disse que o objetivo é transformar o investimento no carnaval em oportunidades para os barra-cordenses, com uma maior circulação de dinheiro e geração de renda no município. O Carnaval de Barra do Corda é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio das outras secretarias, Polícia Militar e Governo do Maranhão. A secretária de Cultura, Luzia Barroso, afirmou que o planejamento e toda a estrutura da festa – do som à segurança – vão garantir que o Carnaval 2018 de Barra do Corda.

A alegria também reina no município da Raposa, que terá como atração principal a cantora Mara Pavannely, no Viva Raposa, de 9 a 13 de fevereiro. A cantora vai relembrar sucessos como Não era pra te amar, Sou Mara, Quem Perde É Você, Um Dia, Nada Acontece Por Nada, Verdadeiro Amor, entre outros.

Já no município de Santa Rita, a coordenação de cultura homenageará no carnaval de 2018 o saudoso senhor Raimundo dos Santos Gouveia, conhecido como Raimundo Prego. Nascido em 16 de outubro de 1922, Raimundo Prego, como era conhecido, tem seu registro de nascimento no povoado Centrinho – na época, pertencente ao município de Rosário-MA. Filho adotivo do casal Apolinário Damásio Gouveia e Joana Santos Gouveia, Raimundo teve que lutar por sua subsistência ainda criança, e aos 12 anos vendia leite para os vizinhos. Já na capital, Raimundo conseguiu emprego na Rede Ferroviária Federal (RSSFA) e durante anos alimentou a fornalha da “Maria Fumaça” que fazia a linha São Luís-Teresina – tão cantada por João do Vale! Foi nesse ínterim que Raimundo se tornou boêmio, conheceu os encantos da noite, e nessas noitadas aumentou a prole, chegando a ter mais de 26 filhos. Mas a maior alegria de Raimundo era o período carnavalesco. Era no carnaval que Raimundo Prego vestia o manto sagrado do fofão e saía pelas ruas e povoados de Santa Rita, traduzindo em sua genial performance a verdadeira essência do carnaval de rua. Vestido de fofão, Raimundo Prego enriqueceu a cultura das cidades de São Luís, São José de Ribamar e Santa Rita, em especial Carema. Raimundo Prego faleceu no dia 19 de outubro de 1994, mas será eternamente conhecido como “O fofão de ouro!”.

Em Santo Antônio dos Lopes, a alegria de Momo acontece de 10 a 13 de fevereiro e terá como atrações o Chicabana, Matheus Fernandes, Johannes, Rommim, Andson Mendonça, Monique Pessoa, Zequinha Ribeiro, Miza Top, Fruta Nativa, Mister Axé, Dr Dinho Rabelo. Em Lagoa Grande do Maranhão, a festa fica por conta do Paredão do Galo, Ninéia Oliveira, direto de Aracaju, Skema 10 e Fhayton dos teclados, Marcelo Lima, Forró do Jeito Manhoso, de Pernambuco, e Ramon Costa, ex-Cavaleiros do Forró.

Carnaval na Baixada Maranhense

A Prefeitura de São Vicente Férrer também divulgou a programação oficial do carnaval 2018 na cidade. A festa, este ano, terá cinco dias de animação e começará desde o dia 9 de fevereiro. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o período terá diversas atrações como Canários do Rei, Tia Chica, Bahamas, Caviar com Rapadura, Wesley Dantas, Xiquerê, Pitok Novo, Meu Xodó de Pernambuco, Maurício Vieira, Banda Gêmeos, Melodia e Banda.

Em Penalva, o comando da festa será por conta de Aldayr Playboy, Talismã, Swing Top, Farra da Gordinha, Levada do Teco, Talismã, Forró dos Plays, Junior Vina. Em Urbano Santos, a folia começa dia 9 e vai até o dia 13. A festa começa na sexta-feira com a entrega da chave da cidade pela prefeita Iracema Vale ao Rei Momo, seguido pelo grande carnaval de rua ao som do trio elé- trico Rick Som com o desfile da Rainha do Carnaval 2018. A festa terá como atrações as bandas Viviane Vrasil, Rommim Malta, Marabaiano, Matheus Fernandes, Willey Gomes e Ivo Brow.

Considerado um dos melhores carnavais do Maranhão, o carnaval de Pinheiro tem nome e história. A diversão na Princesa da Baixada começa dia 9 de fevereiro e vai até o dia 13, com as bandas Jonas Esticado, Solange Almeira, Chicabana, Sacode, Hanna, Bruno Shinoda, Andson Mendonça, Gerrard Lima, Banda Miragem, Banda Reprise, Igor Oliveira, Prakatum, Thiago Melony e muito mais, que vão garantir a animação até o raiar do dia. O circuito contará com três pontos da folia: na Praça São Benedito pela tarde; em seguida, tem o tradicional Pinicão, onde o carnaval é marcado pelas contagiantes marchinhas e muita maisena; depois da Praça da Matriz, o point é a Praça José Sarney, com o camarote e pista para todo mundo se divertir. E no último dia, acontece o maior bloco de homem vestido de mulher do Maranhão, o Bloco das Patifas, que sai com toda sua irreverência para a avenida, além do bloco que foi sucesso ano passado, Os Canelas Cinzentas, que vem para o seu segundo ano como um dos mais esperados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias