FISCALIZAÇÃO

Câmeras de alta rotação e longo alcance monitoram motoristas

36 câmeras fixas e 32 de alta rotação são parte do novo sistema implantado pela Prefeitura de São Luís. Composto também pela Central de Multas, que recebe infração em tempo real

Foto: Reprodução

Monitoramento em tempo real do trânsito nas vias é o que promete o novo sistema implantado pela Prefeitura de São Luís, apresentado ontem, dia 1º, pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

O monitoramento será realizado por 36 câmeras fixas e 32 de alta rotação e resolução, que serão observadas pelo Centro de Controle de Operações do Trânsito e Transporte da Capital (CCO). O sistema, que está em fase de testes, passará a operar em caráter definitivo a partir do dia 19 de fevereiro.

Além de permitir a autuação de infrações como uso do celular, vai fiscalizar infrações como a formação de filas duplas, estacionamento e conversões irregulares, uso das faixas exclusivas de transportes, atalhos por cima de canteiros, avanços de sinal vermelho, entre outras situações.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, explicou a importância e a funcionalidade do centro. “O CCO é mais uma ferramenta que estamos implementando para garantir mais controle do trânsito da cidade, torná-lo mais seguro, moderno e organizado”, disse.

Centro de Controle de Operações do Trânsito

Instalado na sede da SMTT, o Centro de Controle de Operações do Trânsito é composto por um painel de nove telas, por meio do qual é observada toda a movimentação do trânsito, captada por 36 câmeras fixas instaladas em pontos estratégicos dos principais corredores urbanos da cidade e mais 32 câmeras com rotação de 360 graus e de longo alcance. “A alta capacidade de angulação desses equipamentos permite a captação de imagens em um raio de até um quilômetro de distância, possibilitando maior observação e visibilidade das infrações cometidas pelo condutor”, explicou Canindé Barros.

O sistema de monitoramento do CCO é composto ainda pela Central de Multas, que recebe a imagem da infração em tempo real; e a Central de Rádio, para controle e repasse de informações aos agentes de trânsito em trabalho nas ruas da cidade, garantindo maior agilidade ao atendimento nas ocorrências de colisões, congestionamentos e outras abordagens de competência da SMTT.

Pontos que já contam com o monitoramento

Das câmeras com maior capacidade de observação, cinco já foram implantadas, nos seguintes pontos:

Avenida dos Holandeses

Avenida Guajajaras

Avenida Marechal Castelo Branco

Avenida Jerônimo de Albuquerque

Avenida dos Portugueses

Nos próximos dias, serão instaladas mais câmeras em vias da região central da cidade e outros pontos estratégicos, entre eles:

Avenida Beira Mar

Avenida de Guaxenduba

Avenida Magalhães de Almeida

Avenida Professor Carlos Cunha

Cruzamento da Forquilha

Avenida Principal da Cidade Operária

Anjo da Guarda

São Cristóvão

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS