MICARROÇA

Bloco das Carroças encerra o Carnaval em Rosário

A brincadeira foi criada há mais de 40 anos por donos de bares e garçons que não brincavam o período carnavalesco

Foto: Reprodução

E quem pensa que o carnaval no Maranhão acabou nesta quarta-feira de cinzas está completamente desinformado. Hoje, milhares de foliões vão prestigiar o tradicional Bloco das Carroças, conhecido popularmente por Micarroça, em Rosário, cidade localizada a 70 quilômetros de São Luís.

A brincadeira, que já virou tradição todos os anos na quarta-feira de cinzas, foi criada há mais de 40 anos por donos de bares e garçons que não brincavam o período carnavalesco e hoje é uma tradição, mantida e valorizada pela gestão municipal. Em 2010, tornou-se patrimônio imaterial do Estado por meio do Projeto de Lei 081/2010.

O evento é realizado pela Prefeitura de Rosário e Associação de Carroceiros do município. Os vencedores do concurso recebem, além de prêmio em dinheiro, milho para alimentar o personagem principal da festa: o jumento.

Todas as carroças que participam do desfile são enfeitadas com vários temas e percorrem as ruas do município carregando suas alegorias e adereços. As carroças apresentam-se em frente a um trio elétrico, onde os jurados avaliam pelo menos três itens para escolha da melhor carroça. Entre as mais famosas estão a Jegue Folia, Amigos da Frei Caetano e Estação Balada, que estão sempre presentes no desfile.

Este ano, a brincadeira começa às 16h, com o desfile das carroças enfeitadas. O encerramento da festa acontecerá na Praça da Matriz, com a apresentação da Carreta Moça Flor, banda Swing Mix e o cantor Jonas Esticado, revelação do forró nacional e uma das atrações mais esperadas pelo público rosariense.

Segundo Alan Carvalho, um dos organizadores do evento, a brincadeira cresceu tanto que existe até abadá para cada uma delas. “O bloco atrai muita gente que já sabe que aqui na quarta-feira de cinzas ainda tem carnaval com muita criatividade, alegria e diversão”, disse Alan Carvalho.

Originalidade, criatividade e animação são os critérios de julgamento para a escolha da carroça mais bonita na cidade de Rosário. A brincadeira já chegou a reunir 50 candidatas na disputa pelo primeiro lugar do concurso. E como a criatividade é o principal critério de julgamento e maior arma para se destacar na competição, os proprietários das carroças não pouparam esforços na hora de enfeitar as carroças. Balões, fitas e papel crepom foram alguns dos itens usados na decoração. Para chamar a atenção dos jurados, os jumentos recebem indumentária especial. Em outros casos, algumas carroças, além de terem um nome identificando o veículo que é movido por tração animal, levam para o desfile pessoas como destaques, semelhantes aos dos carros alegóricos de escolas de samba.

Galo da Meia-noite

Os festejos carnavalescos em Rosário começaram, oficialmente, no ultimo dia 3 de fevereiro, com o tradicional bloco do Galo da Meia-Noite. A brincadeira, que existe há mais de 50 anos, também arrasta centenas de foliões pelas ruas e avenidas do município. Este ano, a animação ficou por conta de J. Santos e banda, que comandou o trio elétrico ao som das marchinhas já conhecidas pelo público, promovendo um resgate de antigos carnavais.

O Carnaval de Rosário contou este ano com mais de 15 atrações locais e nacionais que se apresentaram na Praça da Matriz, com entrada gratuita. Entre elas, Caviar com Rapadura, Monique Pessoa, É bala, Erickson Andrade e SDG, Kátia Cilene e Prakatum. Além dos shows, terão trios elétricos, blocos tradicionais e de rua. A prefeita Irlahi Moraes destacou o esforço da gestão para manter as tradições e fazer uma grande festa. “Com planejamento e responsabilidade, estamos conseguindo fazer um carnaval à altura do que merecem os rosarienses e visitantes. A programação e toda a estrutura foram organizadas mantendo a nossa tradição e pensando nos foliões que gostam de aproveitar a brincadeira com alegria e segurança”, disse prefeita Irlahi Moraes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias