BRASIL

Segundo pesquisa, Maranhão é o segundo estado que mais controla gastos

Segundo a reportagem do jornal O Globo sobre como os estados estão administrando o dinheiro público e os gastos. O Maranhão aparece  entre as melhores situações, confirmando dados de estudos anteriores

Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís

Segundo a reportagem do jornal O Globo sobre como os estados estão administrando o dinheiro público e os gastos. O Maranhão aparece  entre as melhores situações, confirmando dados de estudos anteriores.

O texto toma como base a Lei de Responsabilidade Fiscal, criada há 18 anos. Essa lei determina limites de gastos e endividamentos dos Estados.

“O gasto excessivo com a folha de pagamento levou 16 estados a ultrapassarem, em 2017, o chamado ‘limite de alerta’, sendo que três deles tiveram os gastos com pessoal em mais de 49% da receita, o que pode levar à cassação do mandato dos governadores”, diz a reportagem.

Esse limite de alerta é acionado quando a despesa supera 44,1%. É o caso desses 16 Estados citados pelo Globo.

Já o Maranhão aparece bem abaixo desse limite, com 39%, o segundo menor de todo o País, de acordo com dados do Tesouro Nacional.

 

 

Outros estudos

Em dezembro, o Boletim de Finanças divulgado pelo Tesouro Nacional já havia mostrado que o Maranhão tem saúde fiscal mais sólida do que tinha em 2014. Em 2014, a nota da Capacidade de Pagamento (Capag) do Maranhão era C. Segundo o boletim do Tesouro divulgado na quarta-feira,6. o Maranhão agora tem uma nota B, desempenho que vem se mantendo desde 2015.

Segundo a classificação do Tesouro Nacional, as notas A e B indicam boa situação fiscal. Já os conceitos C e D sinalizam o contrário. O Tesouro Nacional é um órgão do Governo Federal.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias