CIÊNCIA

Ribamar recebe observação gratuita de fenômenos lunares

O evento “Ribamar, olhe para o céu” ocorrerá no dia 31 de janeiro, no cais do porto, a partir das 18h

Reprodução

O dia 31 de janeiro será marcado pela ocorrência simultânea de três fenômenos lunares: a Superlua, a Lua Azul e Lua de Sangue. Cumprindo o propósito de aproximar a comunidade da ciência, o laboratório Ilha da Ciência, da Universidade Federal do Maranhão, promoverá, em parceria com a Secretária Municipal de Cultura de São José de Ribamar, uma observação participativa no município.

A Superlua acontece quando a Lua, na fase cheia, fica mais próxima da Terra, é o elemento conhecido por perigeu. A Terra, então se alinha com a Lua e o Sol em um mesmo plano. Esse fenômeno, explica o professor Antônio Oliveira, coordenador do Ilha da Ciência, faz com que aparentemente, no horizonte, a Lua fique maior e mais brilhante do que em dias comuns.

A Lua Vermelha também é uma consequência do alinhamento dos astros, de forma que o globo terrestre fica exatamente entre a Lua e o Sol. O tom que a caracteriza vem da sombra que a Terra projeta no satélite natural.

Já Lua Azul, explica o professor , não chega a ser um fenômeno. “Quando ocorrem duas luas cheias no mesmo mês, a segunda recebe o nome de Blue Moon ou Lua Azul. A principal causa para ocorrência é a diferença entre o calendário gregoriano e o calendário lunar, que resulta no fenômeno a cada dois anos”.

Ele ainda esclarece que a Lua de Sangue não será visível no Brasil, tampouco na América Latina, mas ressalta sua excentricidade. “A combinação dessas três Luas é rara, só ocorrerá novamente daqui a 150 anos. Esperamos através dela atrair o público ribamarense e tornar a ciência um bem popular”, declarou.

O “Ribamar, olhe para o céu”, ocorrerá no dia 31 de janeiro, a partir das 18h, no cais do porto, em frente da igreja (ao lado do parquinho) de forma gratuita. O evento disponibilizará telescópios, além do suporte da equipe do laboratório Ilha da Ciência para observação de dois dos três fenômenos mencionados.

Confira outros fenômenos previstos para 2018:

Eclipse parcial do Sol – 15 de fevereiro

Chuva de meteoros Líridas – 22 de abril

Superlua – 13 de julho

Chuva de meteoros Delta Aquáridas – 28 de julho

Superlua – 11 de agosto

Chuva de meteoros Perseidas – 12 de agosto

Eclipse total da Lua – 27 de julho

Chuva de meteoros Orônidas – 23 de outubro

Chuva de meteoros Leônidas – 17 de novembro

Chuva de meteoros Geminidas – 13 de dezembro

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias