Período chuvoso

Obras vão diminuir alagamentos no bairro da Vila Isabel

Com o período chuvoso, os alagamentos no bairro eram um problema constante. Os serviços de limpeza e construção de galeria de concreto melhoram o escoamento das águas

Reprodução

Ações de limpeza e desobstrução de galerias são intensificadas pela Prefeitura de São Luís, preparando as estruturas para o período chuvoso. Em diversos bairros da capital, as equipes trabalham na retirada de resíduos e solução dos problemas de alagamentos para o correto escoamento das águas seguindo as diretrizes da política implementada pela prefeitura para a área.

Na sexta-feira (27), os serviços contemplaram a Rua Senador Pompeu, no bairro Vila Isabel. No local, o poder público municipal está fazendo a construção da galeria em concreto que vai drenar a água da chuva sem provocar o desgaste do asfalto. O bairro vai receber ainda serviços de urbanização.

“Estamos atendendo à demanda da comunidade e melhorando as condições das galerias e demais pontos de escoamento das águas pluviais. Essa etapa de concretagem vai reforçar a estrutura e servir de contenção para que as águas escoem de forma correta. Paralelamente, essa ação de drenagem vai garantir maior vida útil do pavimento e diminuir os pontos de alagamentos”, destacou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

Antes, sem a concretagem da galeria, as águas ao escoar pelo canal natural, danificavam a via com riscos às residências próximas. Nesta etapa, a concretagem da parede da galeria vai dar sustentação a esse escoamento.

Após a concretagem, serão construídos e cobertos os acessos às residências à beira da galeria. As equipes realizam ainda a limpeza da estrutura que atravessa toda a via para retirada de resíduos acumulados, grande parte por conta do descarte irregular. “É um benefício importante que vai valorizar nossa rua, deixar o local mais limpo, mais atrativo para quem mora e com a estrutura que a gente precisava. Esperamos muito por essa obra e estamos felizes porque vai ser concluída”, disse a auxiliar administrativo, Jaciara de Jesus Abreu, 42 anos.

A comunidade da Rua Senador Pompeu vai ganhar um espaço de interação e convivência com a urbanização de área que estava ociosa. O local terá o piso todo concretado e nova iluminação. Os serviços de construção da área de vivência iniciam logo após a conclusão das obras na galeria.

As obras de drenagem na Vila Isabel somam-se a outros grandes serviços que estão sendo executadas pela Prefeitura na área, visando estruturar a cidade para enfrentar o período chuvoso e solucionar os problemas de inundações pontuais verificados em diversos setores da capital. No fim do ano passado, a via, assim como o bairro Vila Isabel, foi contemplada com ações do Asfalto na Rua.

Descarte correto de resíduos sólidos

O trabalho das equipes da Prefeitura inclui ainda a limpeza e retirada de resíduos sólidos dos canais, galerias e bueiros. Na maior parte dos casos, os alagamentos são provocados pela obstrução destas estruturas, fruto do descarte irregular de resíduos. Para combater a prática do descarte incorreto, a Prefeitura de São Luís mantém, de forma regular, a coleta domiciliar, executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

Além da coleta domiciliar, os moradores contam com pontos específicos para eliminação adequada dos resíduos sólidos como, por exemplo, entulhos da construção civil, utensílios domésticos e móveis velhos que podem ser levados aos Ecopontos. Aliados às demais iniciativas de limpeza da cidade, os Ecopontos, distribuídos de forma estratégica pela capital, visam contribuir para a proteção da saúde pública e para a qualidade ambiental. Atualmente são nove equipamentos em funcionamento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias