CULTURA

“O Cráudio” agita Centro Histórico nesta quinta-feira

Para enaltecer os “craudiadores” e angariar fundos para a reforma da Casa Loca, no Cohatrac, evento é realizado no Sinuca Snooker Bar nesta quinta-feira, 11

Ele chega chegando, faz bagunça, traz a zoada. O Cráudio é aquele cara que a gente odeia amar. A expressão, ludovicense raiz e, sobretudo, “cohatraqueira”, pode fazer referência também a um lugar que está muito cheio. “É quando tem muita gente num lugar, tanta gente que azia“, diz uma moradora do bairro do Cohatrac.

Casa Loca, no CohatracCasa Loca, no Cohatrac

Para exaltar esta figura que, convenhamos, é o alter ego de boa parte dos maranhenses, o Centro Histórico de São Luís será invadido mais uma vez pelos craudiadores com a segunda edição da festa O Cráudio a partir da próxima quinta-feira, 11, desta vez no Sinuca Snooker Bar. A causa do evento é nobre: fazer acontecer a segunda etapa da reforma da Casa Loca, centro de cultura e estúdio de gravação que já lançou do Cohatrac para o mundo bandas e artistas como Soulvenir, Phill Veras e Pedeginja.

Leia também: ‘Casa Loca’ é ponto de encontro e referência no Cohatrac

A causa passou a movimentar a cena desde o ano passado e deu início a uma grande onda solidária. Foram cinco noites de shows com a participação de diversos artistas locais. “A primeira edição aconteceu no Odeon, que abraçou a causa liberando a casa e abrindo mão de sua porcentagem na bilheteria. Além dos shows, os artistas também contribuíram com CDs e camisetas das bandas. Teve gente que contribuiu também preparando e vendendo lanches e guloseimas durante os eventos. Todo lucro destinado à reforma da casa”, conta Fernando Spotti, vocalista da banda Casa Loca.

As arrecadações da primeira etapa do evento foram utilizadas para derrubar a área de risco da casa e substituir o teto por telha brasilite, além de capinar e terraplanar o quintal. Agora, os esforços são para revitalizar o local e abrir as portas novamente, de forma mais organizada e planejada. “A ideia é que além das produções musicais, o espaço possa funcionar futuramente como um ponto de cultura, onde acontecerão eventos e oficinas artísticas diversas”, completa Spotti.

As próximas edições de O Cráudio ocorrem nos dias 11, 18 e 25 de janeiro. Nesta quinta-feira, quem marca presença é a Banda Raja, Adnon (Soulvenir e Casa Loca) e Victor Freire (Cena Roots). O evento conta, também com discotecagem de Tadeu e exposição fotográfica de Dani Filgueiras e Amanda Bertrand. As entradas custam R$ 20.

A primeira edição de O Cráudio aconteceu dia 1º de junho de 2017. Foto: Dani Filgueiras
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias