ROTA DAS EMOÇÕES

Lençóis Maranhenses: melhor acesso impulsiona o turismo

Com o objetivo de impulsionar o turismo e dinamizar o acesso à região, o Governo do Maranhão tem investido de forma pioneira em estradas, escolas, segurança e lazer

Reprodução

O Maranhão possui um dos roteiros turísticos mais procurados do Brasil. Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – com área total de 156,5 mil hectares – integra a Rota das Emoções, complexo turístico formado por três estados do Nordeste brasileiro: Piauí, Ceará e Maranhão. Os Lençóis Maranhenses são cercados de encantos naturais e visitar as cidades Santo Amaro, Barreirinhas, Humberto de Campos, Paulino Neves, Primeira Cruz e Tutóia faz parte de conhecer esse paraíso nordestino.

Com o objetivo de impulsionar o turismo e dinamizar o acesso à região, o Governo do Maranhão tem investido de forma pioneira em estradas, escolas, segurança e lazer, oferecendo assim mais comodidade aos que procuram os Lençóis.

“O governo Flávio Dino investe no incremento ao turismo, combatendo as desigualdades sociais, gerando emprego e renda e oportunidade para todos em uma das regiões mais belas do país”, frisou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Estradas

Com a construção de pontes e estradas, o Maranhão deu um salto positivo para a integração do turismo nos Lençóis Maranhenses. Antes da gestão de Flávio Dino, os turistas que precisavam passar pelo Rio Novo, na cidade de Paulino Neves, principal acesso à Rota das Emoções, tinham dificuldade no acesso. Com a construção de uma ponte de 140 metros de extensão e 12 metros de largura, foi possível assegurar a passagem de vários veículos por vez, suportando também transportes de carga, caminhões e outros veículos de grande porte. Foram construídas ainda duas pistas, ciclovia e área protegida para pedestres.

Ao todo, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) está investindo mais de R$ 87 milhões para melhorar as rodovias que interligam os Lençóis Maranhenses. Além da ponte em Paulino Neves, está em construção o acesso ao aeroporto de Barreirinhas; a MA-320, entre o povoado Sangue até Santo Amaro; e a MA-312, entre Araioses e povoado Montevid. Juntas, as intervenções abrem novos caminhos para turistas e moradores.

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado no Litoral Oriental do Maranhão e é o principal destino do turismo no estado. Os Lençóis Maranhenses estão inseridos no Cerrado, mas apresentam forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes três biomas. Em seus milhares de hectares, abrigam ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal, e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade, sendo o principal atrativo do Parque Nacional devido as lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias