PRINCESINHA DO SERTÃO

Caxias: 5 locais que você deve visitar na cidade

Conhecida como uma das cidades mais arborizada do Maranhão, Caxias tem lugares interessantes para quem deseja passear pela região

Distante 362 km de São Luís, Caxias é uma boa opção para quem quer conhecer o Maranhão. Uma das cidades mais populosas do Estado, a Princesinha do Sertão, como também é conhecida, tem vasta vegetação e vestígios de arquitetura portuguesa. Se liga nas dicas e boa viagem!

1. Memorial da Balaiada

Memorial da Balaiada (Foto: Reprodução)

A ladeira que leva ao Memorial da Balaiada é íngreme e pode assustar os mais sedentários, mas a escalada vale a pena. No topo do morro, a recompensa: o prédio conserva grande acervo histórico sobre a Balaiada, mais longa e numerosa revolta popular ocorrida no Estado entre os anos de 1838 e 1841. Com certeza, um dos movimentos mais emblemáticos do Maranhão. As paredes contam a história da Caxias do século XIX, quando pobres e negros desafiaram o poder do Império.

2. Balneário Veneza

Balneário Veneza (Foto: Reprodução)

Caxias chega facilmente aos 45°. Para amenizar o calor, a dica é o Balneário Veneza, pequeno lago artificial localizado às margens da MA-034. Com bares e restaurantes em volta, o braço do Rio Itapecuru se torna uma das principais diversões da cidade aos finais de semana.

3. Praça Vespasiano Ramos

Praça de São Benedito (Foto: Reprodução)

O antigo Largo de São Benedito deu lugar à Praça Vespasiano Ramos. Tranquila e arborizada, é recanto de moradores que, à noite, se reúnem para jogar conversa fora. Para embelezar ainda mais a paisagem, a Igreja de São Benedito, construída no século XIX complementa o cenário.

4. Catedral

Catedral de Caxias (Foto: Reprodução)

A capela foi erguida, às margens do Morro de Tabocas, em homenagem à Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do comércio. Anos mais tarde, após reforma supervisionada pelo engenheiro caxiense João Nunes Campos, a igreja transformou-se em Catedral. Com fachada original alterada e inclusão do relógio de bronze trazido da Europa.

5. Shopping Caxias

Shopping Caxias, o único da cidade. Foto: Reprodução

Para que gosta de compras e cinemao Caxias Shopping Center, localizado na Br-316, é uma boa pedida. São mais de 100 lojas e opções de entretenimento.

Dica de Transporte

Diversas linhas intermunicipais atendem o município. Partindo de São Luís, os custos das passagens podem variar de R$ 53,00 a R$ 125,00.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias