ALERTA

Como identificar um pedófilo

Veja comportamentos comuns entre pedófilos e saiba como impedir que crianças sejam molestadas

É absurdo, mas comum: existem pessoas que se alimentam da inocência de crianças para satisfazer desejos sexuais. Pedofilia é o nome da condição caracterizada como transtorno mental e comportamental pela Classificação Internacional de Doenças (CID). Esta patologia (por si só perturbadora) pode virar crime, e desencadear situações em que crianças têm seus corpos indefesos violados. Em ambos os casos – da doença ao crime -, é necessário saber identificar estas pessoas que podem pôr a vida dos pequenos em risco. Destacamos, agora, alguns pontos importantes para identificar pedófilos:

Qualquer um pode ser

Não há nenhuma característica física, profissão ou tipo de personalidade comum a todos os pedófilos. Eles podem ser de qualquer gênero ou raça e a religião, profissão ou hobbies dessas pessoas podem ser os mais diversos possíveis. Um pedófilo pode ser charmoso, carinhoso e parecer uma pessoa boa enquanto tem pensamentos predatórios. Isso significa que você nunca deve descartar a ideia de que alguém pode ser um pedófilo.

Muitos são próximos à criança

30% das crianças que sofreram abuso sexual foram abusadas por um membro da família; 60% por um adulto que conheciam e que não era um membro da família. Os dados indicam que somente 10% das crianças abusadas foram abordadas por um completo estranho. Na maioria dos casos, o pedófilo é alguém conhecido da criança por meio da escola ou de outra atividade, como um vizinho, professor, membro da igreja, instrutor de música ou uma babá. Também podem ser predadores sexuais membros da família, tais como pais, mães, padrastos, madrastas, avôs e avós, etc.

Características comuns

Embora qualquer pessoa possa ser um pedófilo, a maioria é composta por homens, sejam suas vítimas meninos ou meninas. Muitos deles têm algum histórico de abuso no passado, seja físico ou sexual. Alguns também têm problemas mentais, como um distúrbio de humor ou personalidade. Tanto heterossexuais quanto homossexuais podem ser pedófilos. A ideia de que os homossexuais têm mais tendência à pedofilia é um mito. As mulheres pedófilas têm uma tendência maior de abusarem meninos do que meninas.

Comportamentos comuns

Normalmente, eles não demonstram tanto interesse por adultos quanto pelas crianças. Costumam ter empregos que permitem o contato com crianças de determinada faixa etária ou planejam outras formas para que possam passar algum tempo com elas. Os pedófilos tendem a falar sobre crianças como se estivessem falando sobre adultos. Eles podem fazer referência a uma criança como fariam a um amigo adulto ou companheiro. Os pedófilos normalmente dizem que amam todas as crianças e sentem-se como se ainda fossem uma.

Conquista da confiança

O pedófilo normalmente passa por um processo por meio do qual ele conquista a confiança da criança, algumas vezes até a confiança dos pais. Preste atenção a esse detalhe. Durante meses ou até anos, um pedófilo pode tornar-se um amigo confiável da família e pode oferecer-se para cuidar da criança, levá-la ao shopping, para passear ou passar algum tempo com ela de outras formas. Muitos pedófilos não começam a abusar da criança antes de conquistarem sua confiança.

Os pedófilos procuram por crianças que são vulneráveis a suas táticas. Ou seja, eles buscam alvos que têm pouco apoio emocional ou não estão tendo atenção suficiente em casa. O pedófilo tentará representar para a criança uma figura paterna. Alguns pedófilos procuram por crianças de pais solteiros que não conseguem dar muita atenção aos filhos.

Um molestador de crianças normalmente usará vários jogos, truques, atividades e linguagens para ganhar a confiança e/ou enganar a criança. Entre essas táticas estão: guardar segredos (os segredos são muito valiosos para a maioria das crianças, que se sentem “adultas” e poderosas), jogos sexuais explícitos, carícias, beijos, toques, comportamentos sexualmente sugestivos, exposição da criança a materiais pornográficos, coerção, suborno, bajulação, e – o pior de todos – afeição e amor. Saiba que essas táticas são usadas basicamente para isolar e confundir a criança.

Atenção

Nem todos os pedófilos são molestadores de crianças. No entanto, muitos daqueles que “apenas” fantasiam com crianças geralmente consomem algum tipo de material proveniente de violação e exploração sexual infantil. Vale lembrar que nem todas as pessoas que apresentam as características citadas acima, necessariamente, possuem tendência à pedofilia, e acusar alguém erroneamente pode causar problemas graves, como depressão. A dica é sempre atentar, também, às crianças: ouvi-las, notar comportamentos diferentes e sinais no corpo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias