DESAFIO

3 hábitos para aprender a gostar de ler

Se você é daqueles que compra livros, lê algumas páginas e os esquece na estante para nunca mais, aprenda a curtir a leitura do começo ao fim

Foto: Reprodução

Faltam poucos dias para a 11ª FeliS, Feira do Livro de São Luís. Previsto para acontecer entre 10 e 19 de novembro, o evento atrai públicos de várias idades e diferentes interesses. Crianças, jovens, idosos. Leitores assíduos, aspirantes e curiosos.

Se você é daqueles que compra livros, lê algumas páginas e os esquece na estante para nunca mais, aprenda a curtir a leitura do começo ao fim em apenas 3 passos.

1. Descubra seu gênero

O sucesso da leitura começa antes da compra, com a real vontade de ler e a escolha certa. Não adquira livros apenas porque estão na moda, entre os mais vendidos. Escolha temas que realmente tenham a ver com você. Romance, autoajuda, política, culinária, artes marciais, piada ou poesia. Que tipo de assunto você passaria horas conversando sem cansar? Pronto! Opte por este gênero e terá mais chance de se identificar com as ideias do autor.

2. Tenha um objetivo em mente

Reforçar conhecimento em área específica, aprender algo novo, buscar incentivo ou se emocionar. O que você pretende com a leitura? Foque no objetivo. Ler demanda energia e, se você conseguir tirar proveito do esforço, melhor. Leituras motivadas têm mais chance de dar certo.

3. Dispa-se do preconceito

Você não precisa concordar com tudo que o autor diz. É importante estar aberto a opiniões diferentes da sua. A divergência é importante para aprimorar o pensamento crítico e construir novas ideias. Enxergar o mundo de outro ângulo, pode ser enriquecedor.

MOSTRAR MAIS