JUCEMA DIGITAL

Vai abrir uma empresa? Processo pode ser feito online

Clientes do registro empresarial podem fazer todos os procedimentos pela internet. Basta utilizar a assinatura digital

Abrir, alterar ou encerrar uma empresa no Maranhão está mais fácil e mais rápido. A desburocratização desses procedimentos está sendo possível graças ao ‘Jucema Digital’, ferramenta integrada ao Empresa Fácil que permite aos clientes do registro empresarial fazer todos os procedimentos pela internet, bastando apenas a utilização da assinatura digital.

Até a última quarta-feira, a Junta Comercial do Maranhão contabilizou a entrada de 84 processos digitais. O órgão que é responsável pela execução do sistema tem atuado em vários eixos para reduzir a burocracia e fazer com que empreendedores possam registrar e legalizar suas empresas com mais celeridade.

Fluxo do processo digital

Para dar início ao processo de abertura de empresa, o cliente precisa verificar, pela consulta prévia, a viabilidade de nome e endereço. Após o deferimento, deve-se realizar todo o preenchimento das informações referente à sua empresa por meio do Requerimento Empresarial (RE), que será agrupado à documentação necessária e assinado através do certificado digital.

A etapa seguinte é a protocolização on-line pelo Empresa Fácil, o processo tramita por meio do sistema para o analista que consegue verificar todas as informações sem ter contato algum com o documento físico. No passo seguinte, o sistema informará ao cliente se o processo foi deferido, indeferido ou se entrou em exigência após passar pela análise técnica.

Depois de todo o trâmite na Junta, quando o processo é autenticado, a informação chega para os órgãos de licenciamento, que estão também integrados ao Empresa Fácil.

Além da opção da entrada digital para processos empresariais, a Jucema também disponibiliza 33 unidades de atendimento distribuídas na capital e em cidades maranhenses com localização estratégica.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias