Neste sábado

Todos por São Luís leva saúde, cultura e lazer ao Maracanã

A ação contará com uma programação infantil especial para as crianças; A comunidade também poderá realizar consultas com mais de 10 especialidades médicas

Reprodução

As crianças terão uma atenção especial na 51ª edição do ‘Todos por São Luís’, que será realizado no bairro Maracanã, na manhã deste sábado (28), das 8h às 12h. O programa da Prefeitura de São Luís, preparou atividades voltadas ao público infantil com direito a brinquedos, apresentação teatral e interação com monitores. A programação ocorre paralela à Festa da Juçara e vai oferecer ainda atendimentos de saúde, assistência social, cultura e lazer. O evento estreita a relação entre a gestão municipal e as comunidades, oferecendo serviços essenciais e capacitações.

O programa ‘Todos por São Luís’ contabiliza mais de 360 mil atendimentos, desde seu início, em 2015 até este ano. Em 50 edições foram oferecidos dezenas de serviços às comunidades de mais de 350 bairros da capital maranhense. A ação promoveu momentos especiais para contemplar as mulheres e as crianças, a exemplo desta 51ª edição no Maracanã.

“O programa se consolida junto ao público a cada nova edição como espaço de interação social, de capacitação e de atendimento em várias áreas. É uma iniciativa muito exitosa do prefeito Edivaldo e que nos alegra em saber que contribui para a melhor qualidade de vida das comunidades atendidas”, pontua a coordenadora do programa, a primeira-dama, Camila Holanda.

O cronograma de ações terá apresentação de palhaços, teatro infantil e de bonecos e ainda show musical. Na Tenda Cultural, contação de histórias e encenação de temas infantis, organizado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). A oficina Chefes Mirins é outra atividade pensada para os pequenos, onde aprendem sobre alimentação adequada, nutrientes das frutas e ao final, a produção de receitas bem fáceis e nutritivas. Brinquedos como pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas e outros também estarão à disposição das crianças.

A oficina Chefes Mirins é bastante procurada e a cada edição do programa, mais crianças e também os pais se interessam e participam, ressalta a secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro. “É um momento de aprendizado e também de diversão para as crianças que participam ativamente. A participação no programa é mais um reforço para que possamos conscientizar essas crianças para se alimentarem melhor”, disse a secretária.

Saúde

Os serviços de saúde são os mais procurados pela população durante as ações do ‘Todos por São Luís’. O público tem a oportunidade de realizar consultas com clínico geral, ginecologista, odontólogo, pediatra, fisioterapeuta e oftalmologista somando mais de 10 especialidades médicas.

Ainda serviços de aplicação de flúor, aferição de pressão, teste de glicemia, preventivo, vacinação para adulto e HPV. Dependendo do caso, o atendido será encaminhado para consultas mais especializadas. Medicamentos de farmácia básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão disponíveis.

A programação inicia às 8h e vai até as 12h, abrindo com apresentação da Banda da Guarda Municipal, aulão de zumba e torneio de futebol. Ações de embelezamento com limpeza de pele e maquiagem estão incluídas no conjunto de atividades.

Na lista de bairros que serão atendidos nesta edição estão ainda Poeirão, Residencial Amendoeiras, Vila Nova República, Vila Sarney, Vila Industrial, Residencial 2000, Ribeira e Maracujá.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias