PRATICIDADE

Jucema lança sistema para serviços online

O sistema ‘Jucema Digital’ permite que todos os procedimentos realizados pela Jucema sejam feitos totalmente online; Saiba como se cadastrar

Um novo modelo de abertura, alteração e extinção de empresas começou a ser executado esta semana pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema). O sistema ‘Jucema Digital’ permite que todos os procedimentos realizados pela Jucema sejam feitos totalmente online, reduzindo custos, tempo e oferecendo segurança jurídica para os empreendedores maranhenses.

O ambiente 100% online esta incorporado ao sistema Empresa Fácil, permitindo que procedimentos como a formalização de um negócio possam ser feitos de casa, do escritório ou de qualquer outro lugar. Basta que o interessado tenha acesso à internet e tenha assinatura digital, ou certificação digital, que hoje em dia pode ser feita a baixo custo em empresas e entidades.

Fluxo do processo digital 

Para dar início ao processo de abertura de empresa, o contribuinte precisa verificar, pela consulta prévia, a viabilidade de nome e endereço. Após o deferimento, deve-se realizar todo o preenchimento das informações referente à empresa, por meio da Ficha de Cadastro Nacional/Requerimento de Empresário, que será agrupada à documentação necessária e assinado através do certificado digital.

A etapa seguinte é a protocolização on-line pela Empresa Fácil. o processo tramita por meio do sistema para o analista, que consegue verificar todas as informações sem ter contato algum com o documento físico. No passo seguinte, o sistema informará ao cliente se o processo foi deferido, indeferido ou se entrou em exigência após passar pela análise técnica.

Depois de todo o trâmite na Junta, quando o processo é autenticado, a informação chega para os órgãos de licenciamento, que estão também integrados ao sistema Empresa Fácil.

Além da opção da entrada digital para processos empresariais, a Jucema também disponibiliza 33 unidades de atendimento distribuídas na capital e em cidades maranhenses com localização estratégica.

Para saber mais acesse o site do órgão na internet.

MOSTRAR MAIS