DIA DA DEMOCRACIA

Cadê a democracia que estava aqui? Veja cinco ferramentas para fiscalizar políticos

O Imparcial destaca aplicativos e sites para acompanhar o dia a dia dos políticos brasileiros, e, quem sabe, dar a deixa nas urnas. Confira!

Você lembra em quem – e por qual motivo – votou nas últimas eleições? Está por dentro das principais votações, medidas tomadas e gastos efetuados pelos parlamentares eleitos pelo povo? Julgamentos à parte, caso a resposta seja negativa, entendemos que a decepção com a política pode levar à despreocupação que beira a alienação.

Hoje, no Brasil, é comemorado o Dia da Democracia, em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assassinado no dia 25 de outubro de 1975 pelas mãos da ditadura, momento de trevas para a democracia brasileira, onde nada se via e tudo se fazia. Nada mais justo, nesta data, que reacender a fagulha do espírito democrático e passar a ter hábitos no sentido de fiscalizar e cobrar os políticos que representam a população.

O Imparcial destaca cinco ferramentas online para acompanhar o dia a dia dos políticos brasileiros, e, quem sabe, dar a deixa nas urnas. Confira!

1. Meu Deputado

O aplicativo Meu Deputado reúne informações de todos os deputados federais do Brasil e informa os gastos ao longo do mês, como divulgação, consultoria, alimentação, locação de veículos, entre outros. Além disso, o aplicativo revela as presenças que o deputado tem em relação ao número de sessões realizadas. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

2. OPS Fiscalize

O aplicativo permite que o usuário fiscalize os gastos realizados por deputados federais, de forma atualizada. São mostradas, como um Tinder parlamentar, telas onde constam os custos gerados pelos deputados com a verba indenizatória e dinheiro público. A partir daí, é possível selecionar as opções “confiável”, “suspeita” e “não sei”. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

3. Vigie Aqui

Esta extensão para Google Chrome foi lançada pelo site Reclame Aqui. Uma vez instalado no navegador, qualquer nome de político ficha-suja aparece grifado em roxo. Ao passar o cursor por cima do destaque, são informados todos os dados acerca das denúncias e condenações do político em questão. A extensão pode ser baixada clicando neste link.

4. Ranking dos Políticos

O Ranking dos Políticos compara parlamentares de todo o país, classificando os deputados e senadores do melhor para o pior. O site categoriza os políticos levando em conta o combate à corrupção, privilégios e desperdício da máquina pública. O site pode ser acessado através do link.

5. Portais da Transparência

Direto da fonte. Por quê não? É certo que as ferramentas citadas acima apenas aglutinam informações públicas, que já chocam por si só. Os Portais da Transparência, apesar de ironicamente serem verdadeiros labirintos, estão disponíveis para qualquer cidadão com acesso à internet que queira se inteirar sobre a vida política dos parlamentares. Confira os portais do Governo Federal, Câmara dos Deputados, Senado, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. O Portal da Transparência da Câmara Municipal de São Luís estava em manutenção até o fechamento desta matéria.

“Desapontado, mas não surpreso”
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias