FIBROMIALGIA

Você conhece a doença que afastou a Lady Gaga do Rock in Rio?

A musa do pop faria uma apresentação no primeiro dia do festival. O show foi cancelado um dia antes, através das redes sociais

Foto: Reprodução

Brasil, eu estou arrasada que não estou bem o suficiente para ir ao Rock In Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas eu tenho que cuidar do meu corpo agora”. A declaração é da estrela da música Lady Gaga, que cancelou sua participação no festival.

Ela faria a apresentação principal no Palco Mundo, no primeiro dia do evento, e pediu o entendimento dos fãs pelo Twitter, que já a esperavam na entrada da Cidade do Rock. “Peço a sua compreensão e prometo que vou voltar e tocar para vocês em breve”, postou. A cantora está sofrendo com a fibromialgia, problema relacionado a dores contínuas na região dos quadris, e vinha desmarcando outros shows que faria no início do mês. A banda Maroon 5 substituiu a cantora com uma performance extra, pois o grupo também se apresentou na noite de sábado.

Sobre a doença
A fibromialgia é uma doença que aumenta a sensibilidade à dor através de nervos – é como se o paciente tivesse mais nervos mandando informação de dor para o cérebro. O neurologista Daniel Ciampi explica que, apesar de não ter cura, a doença tem tratamento, com medicamentos e também atividade física.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Estado do Maranhão, a fibromialgia não é uma doença de notificação compulsória e, até o momento, ainda não diagnosticado algum caso no Maranhão.

Antigamente, achava-se que as pessoas com fibromialgia tinham um problema nos músculos, mas hoje se sabe que quem sofre dessa síndrome tem uma alteração no processamento da informação da dor na medula e no cérebro. Por isso, sentem a dor de uma forma muito mais intensa e por muito tempo. A síndrome pode estar sozinha ou relacionada com outras doenças. “É frequente os pacientes se queixarem de esquecimento. Eles têm a memória normal, mas a função emotiva, atenção, ela fica um pouco prejudicada, fica desatenta, então isso é muito comum”, conta o neurologista.

Entre os sintomas da fibromialgia estão: dor, cansaço que não melhora com repouso, ansiedade e sono não reparador. A dor é difusa, espalhada pelo corpo, que hora está em um lugar, hora no outro. Quem tem a síndrome tem muita dificuldade em discriminar a dor. É bom destacar que, na maioria das vezes, a dor está na região da cintura pélvica, num lado do ombro, no dorso e na lombar.

Tratamentos
Os tratamentos para a fibromialgia são: atividade física, alguns antidepressivos, alguns anticonvulsivantes e ansiolíticos. A atividade física melhora a atenção, a pessoa entende mais a dor e adere melhor ao tratamento – o sono fica mais reparador, a musculatura fica mais solta e a dor diminui.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias