Planeta em alerta

Surfistas se engajam na preservação do meio ambiente

A campanha Clean Up The World ocorre durante o 4º Circuito ASBOA de Surf e Bodyboard, que tem início nesta quinta (21) na praia do Olho d’Água

A previsão é de boas ondas e bons frutos colhidos durante as ações.

A previsão é de boas ondas e bons frutos colhidos durante as ações.

Cerca de oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos todo ano. O planeta está em alerta, e quem tem o mar como segunda casa, também. Voluntários de todo o mundo, entre eles surfistas ludovicenses, realizam neste mês um conjunto de ações através da campanha Clean Up The World (Limpar o Mundo), com objetivo de promover a consciência ambiental e conservar o meio ambiente. Em São Luís, a programação aberta ao público ocorre durante o 4º Circuito ASBOA de Surf e Bodyboard, que tem início nesta quinta-feira (21) e se estende até o próximo domingo (24) na praia do Olho d’Água.

A previsão é de boas ondas e bons frutos colhidos durante as ações. Além dos atletas do Maranhão, Pará, Piauí e Ceará que darão show no mar da ilha, são esperadas ONGs e voluntários para a programação que inclui palestras, oficinas e coleta de lixo das praias. “Nos últimos anos, fomos percebendo a importância do fortalecimento dessas ações. Hoje temos uma competição que está no calendário do surf em São Luís e que é aguardada por muita gente, que se identifica não só com surf mas com o meio ambiente e sua conservação”, explica Beto Surf, presidente da Associação de Surf e Bodyboard do Olho d’Água (ASBOA).

“A intenção deste mutirão de limpeza é fazer o alerta relativo ao forte aumento do lixo flutuante nos oceanos. Este problema causa a alta mortandade dos animais marinhos. A solução é diminuir o descarte dos resíduos em rios, lagoas, praias, córregos, encostas, dentre outros, com o reforço da educação ambiental”, comenta o Engenheiro Ambiental e diretor da ASBOA, José Verde.

Clean Up The World

Clean Up the World é uma campanha ambiental baseada na inspiração e fortalecimento de comunidades em todo o mundo para limpar, preservar e conservar o meio ambiente. A campanha mobiliza cerca de 35 milhões de voluntários em mais de 130 países, sendo uma das maiores ações de caráter ecológico do mundo. Em São Luís, a Clean Up The World está em sua quarta edição.

Este ano, a campanha ocorre na Sede da Associação de Surf e Bodyboard do Olho d’Água (ASBOA), e conta com palestras e oficinas. Além disso, será realizada uma caminhada com coleta de resíduos entre as orlas das praias do Caolho e Olho d’Água, tendo como ponto final o Pico ASBOA, onde as finais da 2ª etapa do IV Circuito Asboa de Surf ocorrerá.

Circuito de Surf

A temporada de surf para a 2ª etapa do 4º Circuito ASBOA está aberta. O intuito é fortalecer ainda mais o esporte no estado após o baixo período de ondas, entre os dias 21 e 24 de setembro, na praia do Olho d’Água. As inscrições para os atletas podem ser feitas na sede da ASBOA, na Av. Ivar Saldanha, 130, ou pelo e-mail surfasboa@gmail.com, ao preço de R$ 25,00 para sócios. As vagas são limitadas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias