Economia e negócios

Feira do Comercio e Indústria de Imperatriz começa nesta quarta

A Fecoimp, que movimenta a economia de Imperatriz e região Tocantina anualmente no mês de setembro, chega à sua 17ª edição promovendo capacitação ao pequeno empresário e atrações tecnológicas para aproximar Imperatriz ao cenário economico nacional

Reprodução

Com a expectativa de fomentar a inovação nos diversos setores da economia, a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz – Fecoimp movimenta anualmente o mês de setembro da cidade de Imperatriz e região Tocantina. A 17ª Fecoimp será aberta oficialmente nesta quarta-feira (13) às 18h30 e seguirá até o dia 16 de setembro, apostando na oferta de capacitação ao pequeno empresário e em atrações tecnológicas para aproximar os microempresários de Imperatriz do cenário nacional.

Com o tema “Todos os negócios acontecem aqui”, a Fecoimp deste ano ressalta a relevância comercial de Imperatriz para a região tocantina. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, realizadora do evento, Hélio Rodrigues Araújo, o lema demarca também a necessidade de expandir o potencial das empresas locais.

“Temos aqui uma região geoeconômica com muito potencial, abrangendo cidades do Maranhão, Tocantins e Pará que consomem muitos produtos e serviços de Imperatriz e impulsionam seu crescimento. Então, todas estas cidades crescendo, Imperatriz cresce junto. Por isso, precisamos ter um pensamento que entenda todo esse mercado.  E uma das pretensões da feira é mostrar ao público que todos os negócios acontecem aqui. Queremos expandir a capacidade das empresas daqui em fazer bons negócios”, ressalta o presidente.

Para que todos os negócios de fato aconteçam em Imperatriz, a Fecoimp contará com a participação tanto de grandes como de pequenas e médias empresas compondo uma programação voltada para a capacitação e melhoria dos serviços ao microempreendedor e orientações aos visitantes que estão pensando em empreender. Ao todo, serão ofertadas mais de 70 palestras, minicursos, workshops, oficinas e seminários voltados para a inovação, o desenvolvimento de ideias empreendedoras e o aperfeiçoamento de empresas e serviços locais, além de 16 estandes de alimentação variada e 11 atrações culturais.

A ampla oferta de palestras e treinamentos gera uma expectativa de público 20% maior que a Fecoimp 2016: são esperadas 36 mil pessoas nos quatro dias de evento. Espera-se também, de acordo com o presidente da ACII, que o sucesso da feira reflita a longo prazo no comercio local. “Às vezes temos muito produtos e serviços na cidade que não conhecemos por que não são divulgados. O que nos interessa é que a pessoa que venha conhecer a feira, consuma algum produto oferecido e passe a utilizar a longo prazo os serviços dos expositores”, afirma Araújo.

Uma das grandes novidades da Fecoimp 2017 é a realização do Salão do Empreendedor em parceria firmada com o Sebrae – MA. Pioneiro no estado do Maranhão, o Salão do Empreendedor vai oferecer mais de 30 palestras visando fomentar a abertura de novos negócios, a competitividade e a difusão de conhecimento, além de fornecer orientações sobre estratégias para a comercialização de produtos e serviços dos microempreendedores e visitantes.

Outra aposta da Fecoimp é o Espaço Tecnologia, já tradicional na feira, que neste ano será coordenado pela Devry Facimp. A instituição realizará a Corrida das Startups, premiando a melhor ideia empreendedora, além de exposições, palestras, oficinas e toda sua estrutura voltada orientação dos visitantes quanto à tecnologia.

Além de ser um evento social na cidade, a Fecoimp pretende a partir desse se consolidar como um espaço voltado para a realização de novos negócios, fomentando o intercâmbio de produtos e serviços entre as empresas locais. Desse modo, a Fecoimp desenvolveu o Circuito de Negócios, com a finalidade de ampliar a compra e venda de produtos entre elas e o Espaço Executivo, no qual empresários poderão reunir-se reservadamente para negociações.

A feira apresentará ainda cerca de 220 estandes e espaços temáticos como o Espaço Saúde, Espaço Forças Armadas, Espaço Turismo e Espaço Gourmet, distribuídos no ambiente interno e externo do Centro de Convenções. Toda esta estrutura termina por movimentar a cidade ao longo dos quatro dias, segundo o diretor geral da Fecoimp, Leonárdo Leocádio. “Como já acontece há 17 anos ininterruptos, é a única feira desse porte no Maranhão. A Fecoimp acaba inserindo Imperatriz no cenário nacional. E a cidade ganha muito com isso, movimenta o aeroporto, os hotéis, os restaurantes, vários setores do comércio e serviços são beneficiados em torno da Fecoimp”, comenta o diretor.

Nos últimos 16 anos a feira alcançou números bastante expressivos com a participação de cerca de 1700 expositores, em torno de 500 palestras, oficinas e minicursos foram oferecidas; mais de 480 mil visitantes circularam por todas as edições da feira.

As inscrições para as palestras e oficinas podem ser feitas no site www.fecoimp.org, onde também está disponível a programação completa dos eventos oferecidos pela Fecoimp. Para validar sua inscrição é necessário levar 2 quilos de alimento não perecível, exceto sal e farinha, no dia do evento escolhido.

A Fecoimp 2017 será realizada de 13 a 16 de setembro no Centro de Convenções de Imperatriz, localizado na rua Marechal Hermes da Fonseca, 32, no centro de Imperatriz – MA. A feira é realizada em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, através da Secretária de Indústria e Comércio- Seinc; e Secretaria de Cultura e Turismo – Sectur; Emap – Porto Itaqui; Grupo Mateus; Fecomércio; VLI – Valor Logística Integrada; Suzano Papel e Celulose; Prefeitura Municipal de Imperatriz; Devry Facimp; Fiema; Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Banco da Amazônia e Governo Federal. O evento é apoiado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae; Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz – Conjove; Serviço Social do Comércio do Maranhão – Sesc, 50º Batalhão de Infantaria de Selva – 50º BIS, Rio Anil Transporte e Logística Ltda – Ratrans e Gráfica Tauá.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias