Dança

São Luís recebe Campeonato Brasileiro de quadrilhas juninas

Grupos de todo o Brasil vão estar reunidos hoje no Ginásio do Castelinho, mostrando um pouco da identidade cultural de sua região no que tange às tradições juninas

Reprodução

Neste final de semana 26 e 27, São Luís é a capital nacional do forró, com grandes quadrilhas juninas vindas de vários estados do país para participar da edição 2017 do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas ou Brasileirão de Quadrilhas. O evento acontece às 17h (domingo), no Ginásio de Esportes Castelinho, Outeiro da Cruz, numa promoção da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas (Conaqj) em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de São Luís e Sebrae.

Com muito forró, dança, cores e tradição, estarão se apresentando grupos do Maranhão, Bahia, Ceará, Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal e de outros estados, mostrando ao público seu estilo e identidade cultural, próprios de sua região. Cada quadrilha se apresenta com uma média de 60 a 80 integrantes, responsáveis por movimentar o espetáculo e encantar o público com trajes luxuosos e cenários diferenciados com o bailado do xote, baião e xaxado.

“Para nós do Sebrae o apoio ao Brasileirão de Quadrilhas se justifica pelo trabalho que realizamos junto a grupos culturais, manifestações folclóricas e expressões artísticas com o propósito de torná-los negócios. A partir de 2018, a economia criativa – que hoje tornou-se nicho de mercado no mundo inteiro, será um dos macrossegmentos de atenção maior do Sebrae, numa diretriz estratégica do Sebrae Nacional. Logo, aqui no Maranhão, também, teremos um projeto específico voltado para o desenvolvimento e fortalecimento desse segmento de negócio”, sinaliza o diretor superintendente da instituição no estado, João Martins.

O Brasileirão de Quadrilhas, como é mais popularmente conhecido, é hoje o maior concurso de quadrilhas do Brasil. Participam não somente quadrilhas do Nordeste, mas também de regiões como Sudeste, Norte e Cento Oeste. Após realizar suas eliminatórias em cada estado, os grupos filiados à Conaqj se aquecem para disputar a grande final em São Luís, que promete mobilizar o público e movimentar a cena cultural da capital maranhense.  A entrada para o evento é gratuita.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias