Festival de Leitura

Quadrinista maranhense participa de evento na Paraíba

Beto Nicácio vai comentar, no Agosto das Letras, sobre a sua produção em quadrinhos, que passeia pelo drama, romance e o terror

Arte de Beto Nicácio.

Dos quatro dias dedicados à arte de ler e escrever, três, são específicos para quem faz e curte quadrinhos, no evento Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba, que está acontecendo desde quinta-feira (17) e segue até amanhã, em João Pessoa. E quem está lá, representando o Maranhão, é o Beto Nicácio. Ele é um dos convidados do Quadrinhos Intuados – 3º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos, que dentro da programação acontece a partir da sexta-feira (18), estendendo-se até amanhã.

Beto Nicácio foi chamado para compor a mesa redonda Quadrinho impresso: escolhendo materiais e formatos, juntamente com os artistas Samuel de Gois (PB) e Lila Cruz (BA), no sábado, das 18h às 20h. Com uma forte pegada para a cultura popular do Maranhão e o terror, o quadrinhista, arte-educador e diretor de curtas de animação vai comentar sobre a sua produção em quadrinhos, que passeia pelo drama, romance e o terror.

Premiado três vezes em salões de humor e quadrinhos do Brasil – Volta Rendonda, São Paulo e Pará – e na Mostra Maranhense de Humor em 2004, 2005 e 2006, Nicácio publicou nas revistas nacionais Fêmea Feroz, Quadreca e Metal Pesado; também publicou e editou as revistas de quadrinhos SingularPlural, Fusão e Fúria. Em 2007 e 2010 foi indicado ao Prêmio HQ Mix como melhor desenhista revelação de HQ nacional. Em 2009 ilustrou o álbum Balaiada: a guerra do Maranhão do historiador Iramir Araújo. Participou dos projetos MSP+50, de Maurício de Sousa, Contos, Crônicas, Poemas & Outras Palavras e Asa Branca, uma homenagem ao rei do Baião, Luíz Gonzaga.

Ultimamente tem investido nos lançamentos de seus mais recentes trabalhos: Catirina e Pai Francisco em quadrinhos, A Lenda da Carruagem Encantada de Ana Jansen, e Proscritos, álbum de terror voltado para o público adulto, no qual uma das estórias, a intiulada Terra Santa, Terra Maldita está em vias de produção como curta animado.

Arte de Beto Nicácio.

Sobre o Agosto das Letras

O projeto Agosto das Letras, Festival de Leitura da Paraíba, acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, no período de 17 a 20 do referido mês. São oficinas, palestras, feiras, lançamentos de livros, mesas-redondas, contação de histórias para crianças, entre outras atividades de interação com o público, escritores e editoras . A programação é voltada aos variados segmentos da área. Integrado ao evento, acontece o Quadrinhos Intuados – 3º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos, de 18 a 20 de agosto. A atividade é uma realização do governo da Paraíba por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias