Educação pública

Professores da Rede Pública Municipal de São Luís decretam greve geral

A categoria exige melhores condições de trabalho, reformas estruturais nas escolas da capital e reajuste salarial de 7,64%; A greve segue por prazo indeterminado

Reprodução

Professores da Rede Pública Municipal de São Luís decretaram greve geral desde ontem (1º). A paralisação vem sendo organizada nos últimos dois meses pelo Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação). A categoria exige melhores condições de trabalho e infraestrutura nas escolas, construção de creches e escolas, melhoria na qualidade da alimentação e transporte escolar, segurança qualificada nos ambientes escolares e ainda o reajuste salarial de 7,64% e quitação das perdas salariais de 2012 a 2016.

A Assembleia Geral que deliberou pela paralisação da categoria aconteceu no mês de maio, depois que foi encerrada a mesa de negociação por parte da Prefeitura de São Luís. Passados dois meses, o governo municipal não chamou a categoria para retomar as negociações e evitar o movimento paredista.

Ao longo deste dia 1º de agosto, os diretores do Sindeducação mobilizaram professores e fez blitz nas escolas para conversar com professores e profissionais da educação, explicando os motivos da greve.

“Tudo o que nossa categoria conseguiu até hoje foi com muita determinação e luta, nenhum professor pode se iludir que as coisas vão melhorar sem o enfrentamento. Não podemos baixar a cabeça e aceitar esses desmandos com os professores e também com os alunos”, completou a presidente do Sindeducação.

A diretoria do Sindeducação vai intensificar as visitas nas escolas, conclamando professores, pais e alunos à lutarem por melhorias na educação pública. Na segunda feira (07), vai acontecer uma Plenária na sede do Sindeducação, a partir das 15h, para deliberar sobre os próximos movimentos da greve e no dia 09 de agosto, ocorrerá um grande ato público na Praça Deodoro, a partir das 17h.

NOTA

 Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que mantém diálogo permanente com os professores para atendimento das demandas, a fim de evitar prejuízo aos estudantes. A Semed ressalta ainda que concedeu reajuste de 39,08% no acumulado dos últimos quatro anos de gestão para os professores da rede municipal e que já concedeu mais de 12 mil direitos estatutários para a categoria, entre esses titulações e gratificações, como parte da política de valorização dos profissionais do magistério.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias