Negócios

Governo estreitará laços de comércio durante ‘Missão Ásia’

O objetivo é firmar acordos de parcerias com esses países que possam contribuir com o desenvolvimento da qualidade de vida do maranhense

Foram discutidos o fomento de estratégias econômicas e comerciais entre o Maranhão e esses países com continente asiático.

Foram discutidos o fomento de estratégias econômicas e comerciais entre o Maranhão e esses países com continente asiático.

O Governo do Estado está programando, para este semestre, uma missão institucional e empresarial com destino à China, Coreia do Sul e Vietnã. O objetivo é firmar acordos de parcerias com esses países que possam contribuir com o desenvolvimento da qualidade de vida do maranhense, por meio de projetos de cooperação técnica, fortalecimento de laços comerciais e promoção de investimentos.

O cenário propício de acordos com esses países ficou visível a partir de estudos realizados pelas Secretarias de Estado de Programas Especiais (Sepe), Ciência, Tecnologia e Inovação (Seinc), Cultura e Turismo (Sectur), da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Esses setores do Governo do Estado uniram esforços com o vice-governador, Carlos Brandão, em reunião que teve a presença de grupos empresarias e instituições públicas de ensino, entre as quais a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Embrapa). Eles discutiram o fomento de estratégias econômicas e comerciais entre o Maranhão e esses países com continente asiático.

“O Vietnã é membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), comunidade econômica composta por dez países, com uma população de 620 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) de 2,5 trilhões de dólares”, informa o secretário de Estado de Programas Especiais, Pierre Januário. “Por isso, acessar o mercado vietnamita significa ter a oportunidade de acessar o terceiro maior mercado da Ásia, atrás apenas de China e Índia”.

Marcelo Brasil, da direção do grupo Potiguar, ressaltou que o mercado chinês é um espaço em que se pode comercializar quase tudo. “Com exceção de alimentos, existem muitas vantagens dos produtos chineses sobre os nacionais, como o preço. Redes varejistas e atacadistas podem se beneficiar da competitividade que a entrada de produtos chineses pode causar em nosso país, auxiliando no controle da inflação”. O grupo Potiguar mantém relações comerciais com a China há seis anos.

Além da expertise que alguns dos empresários e instituições estaduais e federais já possuem em comércio exterior, facilitando a troca de informações entre os presentes, a boa notícia do encontro se deu por conta da declaração feita pelo vice-governador Carlos Brandão, que também é presidente do Conselho Administrativo da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), ao destacar que essa empresa entregará, em breve, novo Terminal de Contêiner na área do Porto do Itaqui.

“As obras dos pátios G e H estão avançando e devem ser finalizadas até novembro deste ano”, informou Carlos Brandão, que, também, destacou a importância de se investir em educação, ciência, tecnologia e inovação e em energias limpas no comércio com a China, Coreia do Sul e Vietnã.

O prefeito de São Mateus do Maranhão, Miltinho Aragão, vice-prefeito Ivo Rezende acompanharam a reunião e elogiaram a iniciativa do Governo do Estado em incentivar o engajamento entre organizações privadas e setores públicos para atrair investimentos e crescimento das exportações maranhenses. “Estou animado porque, em meio a tanta crise financeira encarada pelo nosso país, posso falar aos colegas prefeitos que o Maranhão está sendo descoberto. Eu nunca imaginei que nós poderíamos ter tanta potencialidade como hoje foi demonstrado. A riqueza desse estado é impressionante”, afirmou Miltinho.

Os debates também avaliaram a abertura que os três países asiáticos possuem para receber exportações de empresas maranhenses, tanto para consumo interno, quanto para servir como ponte para os países vizinhos.

Maranhão e a Ásia

Segundo a Sepe, desde 2015, o Maranhão, por duas vezes, recebeu a visita oficial do embaixador do Vietnã. Na segunda visita, foi entregue uma carta de intenções com possíveis áreas e projetos para cooperação entre as partes, com ênfase na produção de arroz, peixe e camarão, setores de muita movimentação financeira no país. Neste ano, o Governo do Estado, também, recebeu visita oficial do embaixador da Coreia do Sul. A China é outro país que tem largo diálogo comercial com o Maranhão, o que facilita todas as investidas maranhenses.

Além disso, a Ásia é o maior dos continentes, tanto em área, quanto em população. O continente apresenta os maiores índices de crescimento econômico durante as últimas décadas. Segundo as projeções do Banco Mundial, para 2017, a previsão é que a região cresça 6,2%, considerando a desaceleração econômica dos países.

A história de desenvolvimento desses países também é um exemplo. Até 1980, a maioria desses países era classificada como subdesenvolvido. Hoje, alcançam notórias posições nos rankings de desenvolvimento globais. As estratégias adotadas pelo Governo do Maranhão podem ser vistas como importantes alternativas para o desenvolvimento do estado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias