Carnaval 2018

Escolas de samba do MA escolhem temas de enredos

As escolas Flor do Samba e Favela do Samba já escolheram o tema de seus enredos para o carnaval do próximo ano. O centenário da cidade de Balsas e a passagem da Coluna Prestes pelo Maranhão estarão na avenida

O centenário de Balsas estará na avenida

Faltando apenas sete meses para o carnaval de 2018, as escolas de samba Flor do Samba e Favela do Samba já escolheram quais os enredos que levarão para a avenida. De olho no título de campeã, a Flor do Samba, que este ano contou a história do grupo Grita, com o enredo Do Carnaval ao Teatro; do Itaqui ao Bacanga, grita minha flor e dá voz ao anjo da esperança, que teve como foco principal a história dos 41 anos do grupo teatral que encena todos os anos a Paixão de Cristo na área do Itaqui-Bacanga, aposta todas as suas fichas no enredo que homenageará o centenário da cidade de Balsas, com o tema: Hoje tem festança e cantoria: é a Flor em Balsas! No centenário da cidade querida!.

O martelo foi batido pela direção da escola Flor do Samba durante a apresentação do projeto do carnaval 2018 , quando a agremiação formalizou o pedido de autorização para usar a cidade como enredo ao prefeito de Balsas Dr. Erick no início da semana passada. Para compor o enredo, Ítalo Fonseca, carnavalesco da Flor do Samba, passou por um período em realizando um a pesquisa histórica sobre o município. “Mais do que homenagear o centenário, queremos mostrar a história de Balsas para o Maranhão, para o Brasil, em forma de arte, de música, de dança. Mais do que evidenciar a história de uma cidade, é contar a história do povo que a constrói, que vive a cidade em si e é isso que a flor do samba vai contar”, disse o carnavalesco. Já o presidente da escola, Luís César, ressaltou que o enredo da Flor do Samba mostrará a cultura balsense, além de mostrar a força da agricultura da cidade. Segundo ele, “Balsas é a cidade mais conhecida do sul do Maranhão, mas as pessoas só conhecem a soja de Balsas, não conhecem as pessoas, as culturas, as crenças, então nós queremos levar isso pra capital como um desafio, mostrar toda a cultura regional dessa cidade querida”, explicou Luís César.

Para o prefeito Dr.Erick é grande um orgulho para a cidade ser representada no carnaval por uma das mais tradicionais escolas de samba do Maranhão. “É com grande satisfação que recebemos a Flor do Samba para conhecer mais a nossa cidade e contar para o Maranhão que a riqueza de Balsas não está somente na soja, mas nas pessoas, nas crenças e na tradição balsense”, ressaltou Dr. Erick.

Segundo Luís César, a Flor do Samba está buscando recursos para o financiamento do desfile através da Lei de Incentivo à Cultura, que possibilita às empresas descontar dos impostos valor investido em manifestações culturais. Dr Erik garantiu o apoio da prefeitura na busca dos parceiros para o projeto: “Vamos defender este projeto junto aos empresários, aos produtores, enfim a todos aqueles que possam contribuir para levar o nome e a cultura de Balsas ao conhecimento de todo o Maranhão”, concluiu o presidente da Flor do Samba.

A Coluna Prestes na avenida

Quem também iniciou os trabalhos desde o final de julho para o carnaval 2018 foi a diretoria da escola campeã do carnaval de 2017, a Favela do Samba. Com uma homenagem aos 200 anos do Teatro Artur Azevedo, a Favela do Samba conquistou o título de campeã com o enredo: União… São Luís… Artur Azevedo… um templo do povo… O templo do carnaval. Com 17 títulos de campeã em 67 anos de história, a Favela do Samba representada pelo seu presidente, o advogado João Moraes, e pelo professor Euclides Moreira Neto, diretor de carnaval, com o escritor acadêmico Sávio Dino, na Academia Maranhense de Letras, ficou acordado que o tema da escola de Samba para o carnaval de 2018 será inspirado no livro A coluna Prestes e exilar-se – passagem pelo Sul maranhense, de autoria do escritor Sávio Dino.

Na avenida a Favela do Samba contará um dos fatos marcantes da história recente do estado, ou seja, os 90 anos da passagem da Coluna Prestes pelo Maranhão. Assim como no livro de Sávio Dino, a Favela do Samba não tem a pretensão de verossimilhança com os clássicos da Coluna Prestes, nem reconstruir a caminhada história e sociológica da Coluna, mas levar para a Passarela do Anel Viário, um fato que ainda é desconhecido das novas gerações. A ideia é mostrar no enredo a história do Cavaleiro da Esperança, Luís Carlos Prestes durante a passagem pelo Maranhão, quando pretendia chegar à capital maranhense em um movimento de rebeldes para instalar uma trincheira socialista no Brasil.

Para o presidente da Favela, o advogado João Moraes, o livro de Sávio Dino é uma obra rica em detalhes e que dará margem para a realização de um belo enredo e um excelente roteiro carnavalesco para a escola do Sacavém. “Vamos revisitar aquele movimento político com a leveza de um olhar poético-crítico para produzirmos um grande desfile na passarela do samba”, destacou Moraes. Para o diretor de carnaval da escola, o professor Euclides Moreira Neto, o tema é rico em fatos e histórias que tem tudo a haver com o Maranhão, o que proporcionará um desfile pedagógico e fácil de ser compreendido pelo público e jurados. Segundo informações da direção da escola, o enredo deverá ser lançado oficialmente ainda na primeira quinzena do mês de agosto, na quadra da escola com a presença do escritor Sávio Dino, e a presença de outros acadêmicos da Academia Maranhense de Letras, e toda nação favelense.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias