Agenda

Confira a programação cultural de São Luís para este final de semana

Arte, literatura, dança e música, a agenda cultural deste final de semana em São Luís tem uma programação diversa para todos os públicos

Reprodução

Uma programação diversificada, para agradar todos os gostos e idades agita a ilha a partir desta quinta-feira (17). Dança, música, artes plásticas e literatura estão entre as opções da agenda cultural de São Luís. Confira programação dos eventos marcados para este final de semana:

5ª Mostra de Dança da Terceira Idade movimenta Cine Teatro

Abrindo a programação, nesta quinta-feira (17) às 15h, grupos de dança formados por idosos da capital serão os protagonistas da 5ª Mostra de Dança da Terceira Idade, no Cine Teatro da Cidade, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís. Ao todo, 16 grupos se apresentarão durante o evento, de inciativa dos produtores Amara Lucena e Rolberson Robson. A Mostra também tem a participação de dois grupos de dança formados por jovens, que trazem a proposta de trabalhar as relações entre as gerações, chamando a atenção para os casos de violência contra a pessoa idosa. Os ingressos custam R$ 10,00.

Marco Duailibe realiza show “Negro Axé” no Cine Teatro

Já nesta sexta (18), cantor e compositor Marco Duailibe está preparando, às 20h, no Cine Teatro de São Luís, o show “Negro Axé”, com a participação de vários artistas locais, sob a direção de Edilson Gusmão. O repertório conta com composições do próprio cantor, que fará um passeio pelos mais diversos ritmos musicais como sambas, afoxés, reggae, MPB, forró, músicas religiosas, dentre outros. São 20 composições, com participação dos artistas Alessandro Batista, Anastácia Lia, Andrea Frazão, Anna Claudia, Camila Boueri, Célia Sampaio, Coral São João, Dorivan Lima, Emanuel de Jesus, Fábio Borges, Fernando de Carvalho e Gabriel Melônio.

Cine Teatro é palco de show de Rommel Ribeiro

O Cine Teatro de São Luís também receberá o cantor e compositor maranhense Rommel Ribeiro, que atualmente reside no Canadá e se apresentou em diversos festivais internacionais nos últimos meses, chega a São Luís no dia 20 de agosto, às 19h, para única apresentação com o show ‘Rommelera Voz & Violão’, em que exibirá releituras e novas canções. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro, de terça a domingo, das 14h às 19h.

Curso de desenho artístico será ministrado na Galeria Trapiche

Estão abertas as inscrições para o curso de Desenho Artístico Corpo Humano, que inicia nesta segunda-feira (21) e terá a duração de três meses. O curso oferece uma inicialização na arte de desenhar, a partir da criação e produção dos traços, e acontecerá nas segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, na Galeria Trapiche. Pode participar qualquer pessoa a partir dos 12 anos com interesse em desenvolver habilidades com o desenho artístico. O investimento é no valor mensal de R$ 10,00. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail galeriatrapicheslz@gmail.com ou no dia 21 de agosto, no local.

Centro Cultural Vale Maranhão exibe exposição Ancer

Em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão a exposição Ancer, do artista maranhense Cláudio Costa. Obras relacionadas a temas como paisagem, conhecimentos tradicionais, mitologias e ancestralidade compõem a exposição individual, que conta com uma seleção de mais de 90 peças. A exposição ficará em cartaz até o dia 20 de agosto. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

Projeto SambaReggae no Armazém da Estrela

Uma mistura de samba e reggae promete proporcionar uma noite única para os frequentadores do Armazém da Estrela. Os grupos Feijoada Completa e Argumento, o DJ Ksyfux e Gil Enes, da Banda ludovicense Raiz Tribal irão embalar o melhor do samba e do reggae no sábado (19). O Armazém da Estrela fica localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís.

Ocupação Paridade na Galeria de Arte do Sesc Deodoro

Com a proposta de identificar traços culturais dos nossos antepassados e incentivar que as pessoas resgatem as suas memórias e raízes, a Galeria de Arte do Sesc Centro (Deodoro) está em cartaz até o dia 25 de agosto, a Ocupação “Paridade’, de Gê Viana. Os visitantes farão um passeio sobre a presença indígena no cotidiano e na nossa formação étnica, remontando à memória histórica. Visitação: das 9 às 12 h e das 13h das às 17 h, excetos sábados, domingos e feriados.

Galeria Trapiche recebe exposição “Inquietude Suspensa” com obras feitas em monotipia

Está em cartaz até 3 de setembro a exposição “Inquietude Suspensa”, da artista plástica Mozileide Neri (RJ), na Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís. O projeto visa evidenciar o resgate da memória e sensibilidade criativa nos processos manuais de estamparia de tecidos. A exposição apresenta uma série de 15 obras e tem classificação indicativa livre. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 19h, na Galeria, que fica localizada na Avenida Vitorino Freire, S/N – Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração.

Espaço Amei

Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial

A programação do Espaço Cultural e Livraria Maranhense Amei desta quarta-feira (16) conta com a palestra ‘Como motivar líderes’, com Leidismar Nalasco, e a roda de Conversa ‘Novos rumos para o Sistema Penitenciário do Maranhão’.

Na quinta-feira (17) é dia de apresentação do Colégio Vinicius de Morais, com os escritores Beto Nicácio e Iramir Araújo, e do Projeto Caravana literária: Passeios pela história e cultura do Maranhão, com Wilson Marques. Já na sexta-feira (18), haverá apresentação do Colégio Vinicius de Morais, com a escritora Déa Ahladeff, Encontro de apresentação da ABRP – MA, Leitura do conto: A Visita um romance de Kalynna Dacol.

No sábado (19), tem a roda de conversa ‘Novos rumos para o Sistema Penitenciário do Maranhão’, palestra sobre o livro ‘Balaiada: Rastros de Amor e ódio” com Bento Moreira, palestra e lançamento do livro ‘O novo grito do Ipiranga’ com a arqueóloga e historiadora Valdirene Ambiel, e Sarau Musical e Literário com Dr. Monteiro e grupo Tocando com o Coração. O domingo (20) conta com reunião de Fundação da Associação Maranhense de Dança do Império (AMDI), apresentação de dança da AMDI e a palestra ‘Maçonaria: mitos e verdades’ com dr. Allan Garcês. O show ‘Joãozinho da Violla & banda – Tributos à Jovem Guarda’ acontece na terça-feira (22). Para mais informações acesse o site www.ameiosfl.org/programacao.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias