Maranhão na Tela

Cinema nacional é destaque em Festival maranhense

Em comemoração de 10 anos, o festival Maranhão na Tela, traz aclamados realizadores do cinema nacional atual com homenagens especiais

A partir desta quarta (16) até o dia 26 de agosto, o Festival Maranhão na Tela vai exibir filmes de festivais de todo o Brasil, além de homenagear diretores e produtores do cinema nacional. Nesta edição, o festival comemora 10 anos de divulgação e incentivo às produções cinematográficas locais e nacionais.

Sandra Kogut, Lírio Ferreira, Lúcia Murat, Rosemberg Filho, Bruno Sáfadi, Marcelo Gomes, Gabriel Mascaro, Cavi Borges, José Jofily e o maranhense Joaquim Haickel formam o grupo dos realizadores do cinema nacional que serão homenageados, com presença confirmada no Maranhão na Tela. A exibição de filmes em mostras dedicadas à cada um deles irá compor a programação.

Também têm presença confirmada alguns convidados especiais, entre os quais Júlio Machado, ator e protagonista do longa ‘Joaquim’, de Marcelo Gomes. Também marcarão presença o diretor Jorge Itapuã Beira Mar, a produtora e roteirista Carol Benjamim, os atores Patrícia Nidermeier e Nizo Neto, o diretor e produtor Christian Caselli e Clara Averbuck, que ministrará uma oficina de criação literária.

O cineasta pernambucano Marcelo Gomes, diretor dos longas ‘Joaquim’ e ‘Era Uma Vez Eu, Verônica’ será um dos homenageados no 10º Maranhão na Tela

Como nos anos anteriores, o Maranhão na Tela exibe as tradicionais mostras do Panorama Doc Brasil, com quatro aclamados documentários nacionais; a Mostra Maranhão de Cinema, com mais de 50 filmes de produção no estado, a Mostra Animart, com centenas de animações de dezenas de países. E uma das principais ações do Festival, a etapa formativa, traz oficinas e cursos sobre diversos ofícios ligados à arte cinematográfica, e o Cine Café.

As oficinas são voltadas para a comunidade e para quem trabalha na área do cinema. Uma delas, será a oficina de vídeo de cultura popular, com o objetivo de capacitar brincantes e dirigentes de produtos culturais para o registro audiovisual de seus grupos.

Os filmes dos homenageados serão exibidos no Cine Praia Grande e as demais mostras, no Teatro Alcione Nazaré. As oficinas ocorrerão no Centro Cultural Vale Maranhão, localizado na Avenida Henrique Leal, 1-149, Centro de São Luís. Para ver a programação completa do Maranhão na Tela está disponível no site do evento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias