Dia Mundial da Fotografia

Cinco trabalhos de fotógrafos maranhenses para conhecer e acompanhar

O Imparcial destaca uma lista com cinco maranhenses que se destacam na prática e contam, com poética, o dia-a-dia de gente como a gente e de lugares que amamos. Confira!

A arte de fotografar demanda sensibilidade, estudo e muita prática para captar cenas do cotidiano através das lentes de uma câmera. Neste 19 de agosto, data em que se comemora o Dia Mundial da Fotografia, O Imparcial destaca uma lista com cinco maranhenses que se destacam na prática e contam, com poética, o dia-a-dia de gente como a gente e de lugares que amamos. Confira!

1. Meireles Junior

Foto: Meireles Junior

Meireles Junior, fotógrafo desde 1995, desenvolveu, ao longo dos anos uma técnica apurada, que lhe rendeu premiações, elogios da crítica especializada e principalmente, um imenso respeito do público em geral.
Uma das principais características de seu trabalho é a inquietação. Sempre está em busca de um novo projeto que possa traduzir a realidade em imagens. Seu cotidiano é dinâmico e, tal dinamismo persegue a perfeição, o que tem sido determinante para o sucesso de seus projetos.

Acompanhe o trabalho de Meireles Junior pelo site ou Instagram.

2. Edgar Rocha

Foto: Edgar Rocha

Edgar Rocha, apesar de ser paulistano, é radicado no Maranhão, e elegeu a vida na ilha como destino há mais de 30 anos. Registrando de maneira incansável a rotina deste lugar, tem se dedicado a compor de forma magistral aspectos da sua cultura local, assim como da paisagem material. Festas populares, embarcações tradicionais e imagens do centro histórico estão entre os seus temas preferidos. Além das imagens feitas por ele mesmo, tem se mostrado um guardião da memória fotográfica relacionada ao Maranhão. Ao longo dos anos foi agregando um acervo raro de fotografias feitas no século XIX e durante o século XX.

Acompanhe o trabalho de Edgar Rocha pelo blog e Instagram.

3. Danielle Filgueiras

Nova face da fotografia maranhense, Danielle Filgueiras, aos 24 anos, tem como principais temas a música, natureza e o cotidiano da cidade. Seu trabalho já lhe rendeu a publicação de duas fotografias no Livro Brasília Photo Show 2016/2017 – International Festival of Photography. A fotógrafa participa de exposições em São Luís e fotografa como clube de fotografia e Fototeiros, registrando o cenário da música independente ludovicense, junto a coletivos culturais como Casa Loca, Movimento Sebo No Chão, Coletivo Linhas, Fotocupação – MA e outros.

Acompanhe o trabalho de Danielle Filgueiras pelo site, Instagram e Flickr.

4. Ruy Barros

Foto: Ruy Barros

Ruy Barros é fotojornalista e também fotografa paisagens, cotidiano e manifestações culturais. Maranhense radicado no Rio de Janeiro, atualmente reside em São Luís. Premiado, Ruy é dono de uma das 12 melhores fotografias do ano de 2013, eleitas pela National Geographic Brasil.

Acompanhe o trabalho de Ruy Barros pelo Facebook e Instagram.

5. Pedro Bezerra

Foto: Pedro Bezerra

Pedro Bezerra fotografa desde 2011, quando comprou uma câmera analógica e passou a pesquisar em livros de fotografia da biblioteca da Universidade Federal do Maranhão, onde estuda Design. O fotógrafo se inspira em profissionais de viagem e outdoor que conheceu pelo Flickr, como Julian Bialowas e Ezekiel Gonzales, e gosta de fotografar cenas do cotidiano e coisas mais simples, que geralmente passam despercebidas, mas vai dos detalhes pequenos às paisagens imensas.

Acompanhe o trabalho de Pedro Bezerra pelo Flickr e Instagram.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias