Inclusão

Sesc abre turma de férias para curso de Libras

As inscrições podem ser feitas até hoje (18) na sede da instituição na Deodoro; O início do curso está previsto para o próximo dia 24 de julho

Os estudantes de Ensino Médio atuarão como intérpretes voluntários dos atletas internacionais participantes do evento. (Foto: Divulgação)

Desde 2002, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) tornou-se a segunda língua oficial do nosso país. Com o objetivo de promover a inclusão social por meio da ampliação da comunicação com as pessoas com deficiência auditiva, o Sesc realiza o Curso Saberes Pedagógico e Introdução a Libras.

Destinado principalmente à profissionais da área da educação, o curso ocorrerá no período de 24 de julho a 18 de agosto, das 18h10 às 22h10, no Sesc Deodoro. As inscrições encontram-se abertas até esta terça, dia 18 de julho, na Sala de Técnicos do Sesc Deodoro. As vagas são limitadas.

Ministrando os conteúdos Paradigmas Educacionais, Tendências Pedagógica, Teorias da Aprendizagem, LDB e introdução a LIBRAS, o curso promovido pelo Sesc por meio da Educação Complementar é gratuito. Com 45 vagas disponíveis, para a pré-inscrição é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Após a divulgação do resultado, os selecionados poderão efetuar a matrícula nos dias 20 e 21 de julho, na sala de Técnicos do Sesc Deodoro.

Curiosidades

Em 2008, segundo o site Ethnologue, existiam 121 línguas para surdos-mudos em todo mundo;

Assim como qualquer outra língua, a Libras também possui os seus regionalismos, ou seja, alguns sinais em Libras variam de região para região. Cada país tem sua própria língua de sinais;

Na língua portuguesa, existem 26 letras no alfabeto. Em Libras, foram oficializadas mais de 61 Configurações de mãos e este número tende a aumentar;

Para um sinal ser reconhecido em Libras deve apresentar os parâmetros mínimos na sua formação, que são: Configuração de Mãos (CM), Ponto de Articulação (PA), Movimento (M).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias