Mostra Internacional

São Luís recebe grande evento de cinema

Entre os dias 12 e 18 de julho de 2017, no Cine Praia Grande, acontecerá a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema de São Luís

Affonso Beato será um dos destaques da Mostra Internacional de cinema em São Luís

A partir da próxima semana, entre os dias 12 e 18 de Julho acontecerá a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema de São Luís no Cine Praia Grande, Centro Histórico da Capital. Será um evento gratuito que promete apresentar um panorama internacional do cinema contemporâneo, além do resgate de grandes clássicos.

No primeiro dia da Mostra (12), às 18h30, haverá uma homenagem ao renomado diretor de fotografia Affonso Beato na cerimônia de abertura. Ainda no dia 12 de julho, acontecerá o lançamento do calendário de cursos da Escola de Cinema do Maranhão – IEMA e a exibição do documentário “Affonso Beato”, como também a pré-estreia do curta-metragem “O Projecionista”, dirigido por Marcos Ponto e interpretado por Mario Baldez – verdadeiro projecionista do Cine Praia Grande.

A mostra contará com três sessões diárias: a Sessão Clássicos, com a projeção de filmes de diversas nacionalidades que foram selecionados nos mais importantes festivais de cinema ao redor do mundo (Cannes, Locarno, Veneza, Toronto e Tiradentes); Retrospectiva de Affonso Beato; e a Mostra Competitiva de Curtas e Longas.

Além da exibição de filmes, serão oferecidos gratuitamente os cursos Affonso Beato – A Fotografia no Cinema – ministrado pelo próprio Beato – e o Laboratório de Crítica Cinematográfica – ministrado por Márcio Sallem -, ambos certificados pelo IEMA.

No ciclo “Affonso Beato – A Fotografia no Cinema”, serão exibidos diversos longas seguidos de debates ministrados pelo próprio diretor. Confira os filmes que estarão no ciclo:

O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, Brasil – França – Alemanha Ocidental, 95 min, 16 anos, Faroeste. De Glauber Rocha. Elenco: Mauricio do Valle, Odete Lara, Othon Bastos, Hugo Carvana. Misturando cordel e ópera, esta aventura apresenta o personagem Antônio das Mortes, que recebe a tarefa de eliminar um novo cangaceiro da região. No caminho, ele encontra diversos jagunços e coroneis e se vê cara a cara com o povo do sertão e com as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos, eventos que farão Antonio adquirir uma nova perspectiva de vida.

TUDO SOBRE MINHA MÃE, Espanha, 100 min, 12 anos, Drama. De Pedro Almodóvar. Elenco: Cecilia Roth, Marisa Paredes, Penélope Cruz, Candela Peña. No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), um ingresso para a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

GHOST WORLD: APRENDENDO A VIVER, Eua, 115 min, 16 anos, Comédia. De Terry Zwigoff. Elenco: Scarlett Johansson, Thora Birch, Steve Buscemi, Brad Renfo.  Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) são duas adolescentes recém-saídas do segundo grau que começam a enfrentar as incertezas da existência. Planejam um futuro, cheio de possibilidades, em que serão sempre amigas, mas logo percebem que a realidade da vida adulta é bem diferente do que imaginavam. Rebecca trabalha em um café, recebendo um salário baixo que ela espera que um dia vá ajudá-la a pagar o aluguel de um sonhado apartamento. Enid por sua vez frustra-se em seu curso de artes, no qual é esnobada por uma professora arrogante e por colegas pretensiosos. Mas é nesse ambiente que conhece Josh (Brad Renfro), um rapaz diferente que ela considera “a única pessoa decente no mundo”.

GREAT BALLS OF FIRE – A FERA DO ROCK, Eua, 115 min, 12 anos, Biografia – Musical – Comédia. De Jim McBride. Elenco: Dennis Quaid, Winona Ryder, Alec Baldwin.  A história do cantor, compositor e pianista, Jerry Lee Lewis, um dos músicos pioneiros do rock and roll na década de 50. Ele enfrentou diversos conflitos por conta de sua arrogância, seu incrível talento e seu estilo de vida inconvencional. Um homem polêmico que enfrentou diversos problemas com a indústria musical e foi, muitas vezes, condenado pelo público.

A FLOR DO MEU SEGREDO, Espanha, 105 min, 12 anos, Comédia Dramática. De Pedro Almodóvar. Elenco: Marisa Paredes, Imarol Dias, Rossy de Palma.  Leo Macias (Marisa Paredes) é uma romancista que escreve histórias de 2ª categoria e consegue certo sucesso, mas se esconde sobre o pseudônimo de Amanda Gris. Paralelamente ela se sente infeliz, pois Paco (Imanol Arias), seu marido, é um militar que está sempre no exterior. Quando seu casamento começa a entrar em crise, Leo se vê entrando em desespero, o que a leva para a bebida e a parar de escrever seus contos. Porém, algumas surpresas estão reservadas para ela.

RESISTINDO ÀS TENTAÇÕES, Eua, 120 min, Livre, Comédia Musical. De Jonathan Lynn. Elenco: Cuba Gooding Jr., Beyoncé Knowles.  Darren Hill (Cuba Gooding Jr.) é um produtor de hip hop que acaba de perder o emprego. Cheio de dívidas a pagar, sua salvação surge quando descobre que sua tia Sally (Ann Nesby) faleceu e lhe deixou uma herança milionária. Porém, para receber o dinheiro, há uma condição: Darren precisa se tornar o líder do coro da igreja e concorrer ao Prêmio Gospel.

A programação completa do evento, bem como os horários da Sessão Clássicos, serão divulgados na próxima segunda-feira (10).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias