Estimulando a criatividade

Saiba como fazer valer as férias escolares das crianças

Sem a rotina escolar, pode ser estressante para as crianças ficarem dentro de casa. E, neste período, elas precisam brincar, conhecer lugares e interagir com outras crianças

Viva! As férias chegaram! Os dias de descansos vêm regados de muita diversão e alegria, esses que preparam as crianças para os desafios do próximo semestre. Seja no shopping, em casa ou ao ar livre, esses momentos devem ser pensados e organizados com muito carinho pelos papais e mamães de plantão.

O médico pediatra Evaldo Barbosa explica que esses dias são os mais esperados pela garotada e que é de extrema importância levá-las para se divertirem e se jogarem na diversão. “As crianças esperam ansiosamente pelas férias. Durante essa temporada é bom as deixar livres, levá-las para se divertirem fora de casa, contar histórias de uma forma divertida, algo que as deixem felizes”, explica o médico.

Menos jogos eletrônicos

Cada vez mais cedo, as crianças são adeptas a jogos eletrônicos  e computador. Pensando assim, a empresária Cileyde Viana montou uma programação para a filha Jennifer, de nove anos, durante as férias e, assim, evitar o uso excessivo dos equipamentos. “Hoje em dia, observamos as crianças cada vez mais sedentárias e no celular. Então, eu montei logo uma programação para a minha filha com passeios, viagens e muita diversão. Hoje, foi o dia de trazê-la para brincar na piscina de bolinhas e interagir com outras crianças”, detalhou Cileyde.

Jennifer segurou um pouquinho da sua ansiedade para sua primeira experiência no mar de bolinhas e contou o que está achando da programação de férias. “Ainda não brinquei em uma piscina assim e estou ansiosa. Mas, estou gostando bastante das minhas férias e estou aproveitando para brincar muito”, finalizou a pequena.

Brincadeiras em grupo

Sem a rotina escolar, pode ser estressante para as crianças ficarem dentro de casa. Segundo Evaldo Barbosa, a interação entre as crianças são de extrema importância. “O mais importante é essa interação com outros coleguinhas. Eles precisam conhecer coisas novas, interagir tanto lá fora, quanto com a família. Eles se sentem muito felizes em compartilhar com os coleguinhas que já conhecem ou que estejam no local naquele momento. Para eles é o máximo”, ressalta o médico.

O shopping sempre é uma ótima opção para as crianças nesse período. Nossa reportagem foi ao Mar de Bolinhas, uma enorme piscina de bolinhas localizada no São Luís Shopping, conferir um pouco da diversão da criançada.

O professor Rony Delton, que levou a filha Rebeca Oliveira de seis anos para se divertir nas férias, frisou a importância de levá-la para se divertir durante os dias de folga. “Achei superinteressante a ideia da piscina aqui no shopping. Rebeca gosta de se divertir, essa é uma boa opção de aproveitar o momento de férias. Ela está muito empolgada”, contou Rony.

Entre um mergulho nas bolinhas, Rebeca parou um minutinho e falou que o dia era pra lá de especial! “Hoje foi um dia especial aqui na piscina de bolinhas! Estou achando muito legal, estou amando brincar aqui”, falou a pequena Rebeca.

Atenção redobrada

Deixar a criançada livre e leve também é sinônimo de atenção redobrada! Cuidados simples podem ser tomados para evitar um passeio nada legal: a emergência de um hospital!

“Acredito que o maior cuidado é o de dentro de casa mesmo.  Atenção redobrada com panelas, medicamento de idosos que podem ser engolidos, materiais cortantes… Esses detalhes são de extrema importância sempre manter longe. Ah! Manter o chão de casa sempre limpo e seco também ajuda a evitar escorregões e possíveis problemas”, enfatiza o pediatra.

A pequena Rebeca disse que estava se divertindo bastante na piscina de bolinhas. Foto: Paulo Malheiros/ O Imparcial

Dicas do que fazer durante as férias

Festa do Pijama – Que tal juntar os amiguinhos que ainda não foram viajar ou ficaram na cidade para uma noite divertida regada de muitos filmes e pipoca?

Jogos de tabuleiros –  É sempre uma boa pedida para as crianças esquecerem um pouco de jogos tecnológicos. Além de ajudar no desenvolvimento cognitivos dos pequenos.

Atrações – As crianças ainda estão descobrindo o mundo. Realize passeios em família, leve-os para brincar e interagir com outras crianças. Que tal um passeio na praça ou uma piscina de bolinhas?

Minichef – Já pensou em ensinar o seu filho a fazer aquele sanduíche que ele tanto gosta? Escolha uma receitinha fácil e divirta-se ensinando as crianças!

Pinturas – Seja com tinta guache ou lápis de cor, pincel ou os dedos, eles adoram colorir! Essa é uma opção para todas as idades.
Brincadeiras antigas – Mostre como era divertido as brincadeiras da sua infância. Pega-pega, mestre mandou, o que é o que é, jogo da velha são algumas entre milhares de opções para divertir a criançada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias