Pontos de Cultura

São Luís receberá novos incentivos culturais

O Projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura conta com 40 iniciativas promovidas pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de reconhecer a atuação e a contribuição do trabalho das culturas populares

Reprodução

O lançamento oficial do projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura, na próxima quarta-feira (5) realizado pela prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Na ocasião, estarão presentes autoridades, os grupos culturais que integram o projeto e o representante do Ministério da Cultura (MinC). O evento acontecerá às 19h, no Cine Teatro da Cidade, localizado na Rua do Egito, nº 244 – Centro (antigo Cine Roxy).

Na oportunidade, o projeto e as suas próximas etapas serão apresentados ao público. Também serão distribuídos os kits para os representantes de Pontos de Cultura. O encerramento será com a apresentação cultural do grupo Lamparina, que mistura os principais ritmos e manifestações do Maranhão.

Desde 2015, através de edital de seleção, 40 iniciativas culturais dos mais diversos segmentos artísticos da capital foram escolhidas para receber premiação no valor de R$ 43.350,00 e participar de um programa de capacitação, culminando na formação da Rede São Luís de Pontos de Cultura. O projeto é uma das ações efetivas da Política Nacional de Cultura Viva, programa do Governo Federal executado pela Prefeitura de São Luís.

A cerimônia de lançamento também marca o início do programa de capacitação das iniciativas culturais, que visa o desenvolvimento da economia da cultura local e maior articulação em rede. As oficinas começam a partir do dia 6 de julho e serão realizadas todos os meses, até o dia 10 outubro. Temáticas como elaboração de projetos, comunicação comunitária, cultura de rede e cultura empreendedora serão abordas por oficineiros nacionais e estaduais.

A oficina de boas-vindas será ministrada pelo representante regional Nordeste do MinC, Nilton Valença, que explanará sobre a Política Cultural Cultura Viva, fruto de uma Lei Federal que busca a ampliação do acesso da população aos meios de produção e circulação cultural. Além disso, serão esclarecidas dúvidas sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

Para o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, a etapa de capacitação da Rede São Luís de Pontos de Cultura tem um importante significado para a capital. “São 40 iniciativas integradas em uma proposta de organização e consolidação de Rede, a qual representa toda a diversidade cultural da nossa cidade. A união do poder público com a sociedade civil descentraliza a cultura e fomenta novas oportunidades de crescimento e sustentabilidade para os grupos culturais e os espaços onde estão inseridos”, explica.

PRÊMIO CULTURAS POPULARES

No dia 6 de julho, o Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, promove oficina gratuita, aberta ao público, para orientar a preencher os formulários de inscrição da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros. A oficina será ministrada pelo representante regional Nordeste do MinC, Nilton Valença, às 14h, no Convento das Mercês.

O prêmio é um concurso promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, que irá premiar 500 inscrições de mestres, de grupos/comunidades e instituições privadas, com o objetivo de reconhecer a atuação e a contribuição do trabalho para as culturas populares.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias