Geral

Ponto da Rede de Internet do Maranhão (Maranet) em Arari

Com isso, os moradores contam, a partir de agora, com Wi-Fi grátis implantado pelo governo na praça central da cidade

Reprodução

A cidade de Arari passou a integrar a Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet), criada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Com isso, os moradores contam, a partir de agora, com Wi-Fi grátis implantado pelo governo na praça central da cidade. São 100 megas de internet, via fibra ótica, de alta velocidade, que possibilitam a conexão de até 1.200 usuários simultâneos.

A iniciativa é uma ação do programa “Cidadania Digital”, que faz parte do plano de metas do governo Flávio Dino, e visa democratizar o acesso à internet em todo o estado. O evento de inauguração contou com a presença do secretário-adjunto de Educação Profissional, Tecnológica e Inclusão Social, André Bello, do secretário-adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz, e do secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim.

“O governo Flávio Dino tem buscado democratizar o acesso a políticas públicas, a direitos, a serviços de qualidade em todo o Maranhão e a criação da primeira Rede de Internet Gratuita do Maranhão, a Maranet, tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso à internet junto à população considerando o grande déficit que se tem no Maranhão nesse sentido”, enfatizou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, reiterando que todo cidadão tem direito ao acesso. “A internet é um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e nós estamos tornando esse direito uma realidade para a população de vários municípios maranhenses”, acrescentou.

Para o pró-reitor de Planejamento e Gestão do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Emanuel Denner, essa é uma ação exitosa do Governo do Maranhão. “Só tenho a parabenizar a população de Arari por ter recebido mais esse equipamento público, que é a Maranet. É uma internet de qualidade que estamos trazendo para a cidade, transmitida por fibra óptica, para que as pessoas que aqui moram possam acessar essa internet de altíssima qualidade”, contou.

Segundo o prefeito Djalma Melo, Arari vive um momento único com a implantação da Maranet. “É mais uma grande conquista para o nosso município, pudemos constatar a qualidade da internet que é oferecida pelo programa, só temos a agradecer a toda a equipe da Secti e ao governador Flávio Dino que possibilitou que esse projeto se concretizasse”, disse.

“Estamos em um momento de muita felicidade em receber a internet gratuita porque essa era uma demanda constante especialmente da juventude. Vivemos em uma cidade que tem suas carências e dificuldades e muitas vezes as pessoas têm dificuldade em adquirir um pacote de internet no celular, pois tudo isso gera custos, e agora a população tem uma alternativa. E a felicidade fica completa porque ela chega no momento em que o município completa 153 anos de emancipação política, estamos comemorando e expressando nossa gratidão ao secretário Jhonatan Almada e ao governador Flávio Dino”, frisou o vice-prefeito Álvaro Jardim.

Maranet

A Rede de Internet Grátis do Maranhão (Maranet) integra o programa “Cidadania Digital”, do Governo do Maranhão, que conta ainda com o ‘Ponto do Saber’.O Wi-Fi Grátis começou a ser instalado em São Luís em 2015. Na capital maranhense há pontos do Wi-Fi nos bairros Anjo da Guarda, Cidade Operária e Centro Histórico. A Maranet consiste na instalação e disponibilização de internet gratuita em praça pública, feiras livres e em algum local que possibilite a participação da população como associação de moradores.

Na modalidade totem, o primeiro ponto da Maranet instalado pelo Governo do Maranhão foi o do município de Vitória do Mearim. O “Ponto do Saber” consiste na instalação e disponibilização de internet gratuita em escolas, associações ou outro espaço físico mediante acordo prévio com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Uma das condições básicas para a instalação do “Ponto do Saber” é que o local deve ser aberto ao público. O dispositivo público se distingue pela oferta de cursos gratuitos à população como o de informática básica. Serve ainda para a realização de pesquisas e estudos.O primeiro “Ponto do Saber” instalado pelo Governo do Maranhão está no Convento das Mercês, em São Luís. Foi inaugurado em 2016. Centenas de pessoas já passaram pelo ‘Ponto’ no Convento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias