PROTESTO

Movimentos bloqueiam acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara

Os movimentos protestam contra a retomada da parceria do governo brasileiro com o Estados Unidos para que eles possam utilizar a base de lançamento

Foto: Divulgação

Cerca de 400 manifestantes, representantes de diversos movimentos do Brasil bloquearam na manhã desta terça-feira (25), as rodovias que dão acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).Os movimentos denunciam o acordo do governo brasileiro com os Estados Unidos para que o país possa utilizar a base de lançamento.

Segundo o  site do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST),uma ampliação de um programa espacial desse porte, irá atingir centenas de quilombolas que vivem na região. “A entrega da Base de Alcântara aos Estados Unidos preocupa comunidades quilombolas de Alcântara, pois uma possível ampliação de um programa espacial naquela região pode atingir mais de 200 comunidades de quilombos, provocar remoções e despejos. Varias comunidades já foram removidas nas décadas de 1980 e de 1990, porém as famílias não foram indenizadas”, informa o site.

O acordo

O centro que está com as atividades paradas desde 2001, porém o ministro da Defesa Raul, informou no último dia 31 de maio que o governo vai permitir que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), seja usado pelos países parceiros Estados Unidos, França, Rússia e Israel para lançar foquetes. Atualmente a base funciona somente para lançamento de pequenos foquetes.

O interesse de outros países de usar a base brasileira, se dá pelo fato da sua estratégica localização, já que fica na Linha do Equador e se aproxima da superfície terrestre com o espaço, informou o ministro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias