VÔLEI

Maranhense é a melhor líbero do mundo

Com apenas 18 anos, Nyeme Victoria foi um dos destaques da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sub-20 no Campeonato Mundial da Categoria. Brasil ficou em 5º

Jogadora maranhense exibe premiação individual conquistada no México

Natural da cidade de Barra do Corda, Nyeme Victoria é, sem dúvidas, a maior revelação do vôlei maranhense  dos últimos anos. Aos 18 anos, a jovem vive seu melhor momento no cenário mundial da modalidade. No último fim de semana, Nyeme ajudou a Seleção Brasileira Feminina Sub-20 a conquistar a quinta colocação no Campeonato Mundial da categoria, realizado no México. Mais do que ser decisiva na campanha brasileira, a atleta maranhense foi eleita a melhor líbero do mundo. E detalhe: foi a única jogadora do Brasil a fazer parte da seleção do campeonato.

Em entrevista a O Imparcial, Nyeme Victoria disse ainda não acreditar no que está acontecendo em sua vida. Aos 18 anos, a maranhense mantém os pés no chão e segue firme em busca de realizar seu sonho: chegar à seleção principal.

“É uma sensação de dever cumprido. Foi maravilhoso. É sempre bom competir com outros times internacionais, ainda mais em um campeonato desse nível”, explica Nyeme após garantir o prêmio internacional.

Além da maranhense Nyeme Victoria, a seleção do Campeonato Mundial foi formada pela central Tamaki Matsui (Japão); pela oposta Anna Kotikova (Rússia); pelas atacantes Wu Han (China) e Tugba Senoglu (Turquia); e pelas meios de rede Gunes Zehra (Turquia) e Yang Hanyu (China).

Trajetória
Quando chegou a São Luís aos 13 anos, Nyeme já se destacava pela altura. No Colégio Upaon-Açu, entrou para o time da escola. Não demorou muito para que a menina mostrasse potencial dentro de quadra. Sob o comando do professor André Fernandes, Nyeme foi destaque na conquista dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). O título estadual classificou a equipe aos Jogos Escolares da Juventude, onde o Colégio Upaon-Açu foi vice-campeão e Nyeme, uma das melhores jogadoras da categoria.

O desempenho em um evento nacional atraiu os olhares da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que começou a monitorar os passos da jovem maranhense. Nesse período, Nyeme, que era ponteira, comandou o Upaon-Açu em mais uma conquista dos JEMs e levou a Seleção Maranhense ao título do Campeonato Brasileiro de Seleções. E não demorou muito para surgir a primeira oportunidade de Nyeme na Seleção Brasileira de Base.

Aos 15 anos, chegou a fazer parte da equipe do Maranhão Vôlei que disputou a Superliga Feminina, mas a pouca idade foi determinante para não ter chances de jogar. Mesmo assim, após a competição nacional, foi convidada para jogar na equipe do Barueri e, posteriormente, no Bradesco, ambas de São Paulo.

E foi justamente em São Paulo que Nyeme acabou mudando de posição. Tornou-se líbero e continuou ganhando oportunidades na Seleção Brasileira até chegar nesta edição do Campeonato Mundial Sub-20.

Nyeme Victoria (2ª da esquerda para a direita) foi a única brasileira eleita para seleção do Mundial 2017

7 perguntas//Nyeme Victoria

Como foi esta experiência de disputar um Campeonato Mundial?
Foi maravilhosa. Ainda estou sem acreditar. Senti que tudo acontece no tempo de Deus e o que Ele tem para nós é sempre maior do que imaginamos. Como iria imaginar ser a melhor líbero do mundo? Pensava em ser a melhor líbero do Brasil e Deus me faz ser a melhor do mundo. É sempre muito bom competir com outros times internacionais, ainda mais em um campeonato desse nível, ainda mais em um campeonato desse nível. Isso ajuda a você ter um parâmetro de onde você está e de onde você quer chegar.

Como foi ser eleita a melhor líbero da competição?
É uma sensação de dever cumprido. Foi maravilhoso.

Como surgiu a oportunidade de jogar pelo Bradesco?
Estava jogando em Barueri e não ia ter mais time, aí fui para o Bradesco.

E como é jogar fora de seu estado? Quais as maiores dificuldades?
Acho que já se tornou normal pelo fato de não termos incentivo em nosso estado. Maior dificuldade é ficar longe de casa, da família.

E como vai ser a partir de agora?
Vou continuar no Bradesco, nada mudou. Tenho dois anos de base ainda. Quero concluir o ciclo na base.

O seu bom desempenho no Mundial é o começo para sonhar com a Seleção Brasileira adulta?
Sim, mas cada coisa no seu tempo. Não vou apressar as coisas. Elas vão acontecer naturalmente.

E como é que você virou líbero? Por que mudou de posição?
Virei líbero pelo fato de estar em desvantagem das demais pela altura. E, como líbero, teria mais futuro no voleibol do que como ponteira. Virei líbero ano passado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias