Os fãs da saga Harry Potter, um dos bruxos mais amados do mundo, estão em festa hoje. Para quem não sabe, ou não lembra, 31 de julho é uma data especialmente marcante para os fãs de Harry Potter, já que o personagem nasceu – na ficção – neste mesmo dia, em 1980. Note que não foi quando Harry foi criado por J. K. Rowling, mas sim quando Lilian Potter deu à luz a ele na história. O personagem faz parte do livro Harry Potter e a pedra filosofal, lançado há 20 anos pela escritora britânica J. K. Rowling, e tomou vida por meio do ator Daniel Radcliffe, que interpreta Harry Potter na versão para o cinema da série.
Todos os filmes de Harry Potter estão na lista das 50 maiores bilheterias de todos os tempos. Em suas entrevistas, J.K. Rowling revelou que a história de Harry Potter veio a sua mente durante uma viagem de trem. Ao lembrar das brincadeiras de infância com os vizinhos, cujo sobrenome era Potter. J. K. Rowling é a primeira escritora a entrar na lista de bilionários da revista americana Forbes, com uma fortuna estimada em 1 bilhão de dólares. As primeiras edições da saga podem valer muito. As 500 cópias impressas de Harry Potter e a pedra filosofal em 1997, com exatas 300 páginas, foram doadas a bibliotecas. Atualmente, cada uma delas vale uma pequena fortuna, uma delas chegou a ser vendida por US$ 40 mil.
Para escrever o primeiro livro, J. K. Rowling usava o tempo em que sua filha recém-nascida dormia, além disso, recorria ao seguro-desemprego para sustentar-se e precisou resistir a alguns “nãos” antes que seu livro fosse finalmente aceito no meio editorial. O uso de iniciais foi sugerido pelos editores temendo que “meninos não iriam ler um livro escrito por uma mulher”.
A autora publicou sete livros entre 1997 e 2007 e cada um deles se passa durante um ano escolar. A história começa no verão de 1991, quando Harry Potter recebe a carta para entrar em Hogwarts. Os livros são, por ordem de publicação: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte.
Recentemente, J. K. Rowling revelou que se arrependeu de ter matado Fred Weasley no sétimo e último livro, As Relíquias da Morte, e rebateu um fã que criticou orientação sexual de Dumbledore. Depois, ela revelou em seu Twitter o verdadeiro nome da Murta Que Geme (Moaning Myrtle): Myrtle Elizabeth Warren. Embora existam sete livros, foram produzidos oitos filmes, já que o último livro foi dividido em duas partes. Os dois primeiros foram dirigidos por Chris Columbus, o terceiro por Alfonso Cuarón, o quarto por Mike Newell e os quatro últimos por David Yates.
Rowling revelou também, por meio de suas redes sociais, uma novidade que vai deixar os fãs eufóricos: Harry Potter vai virar peça de teatro em Londres no próximo ano. Com o nome Harry Potter and the Cursed Child (Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, em tradução livre), a peça deve entrar em cartaz entre junho e agosto de 2016 no London’s Palace Theatre. “A peça contará uma história inédita, que é resultado da colaboração entre o escritor Jack Thorne, o diretor John Tiffany e eu. Não quero revelar mais detalhes, porque não quero estragar o que eu sei que será um verdadeiro deleite para os fãs”, afirmou J.K. em seu Twitter.
A peça vai explorar “a história antes não contada da infância de Harry Potter como um órfão e uma criança deslocada.” A adaptação vai “oferecer uma visão única do coração e da mente do agora lendário jovem mago, um garoto aparentemente ordinário, mas para quem o destino tem planos…”
Os números da saga
Os sete volumes da saga foram traduzidos para 79 idiomas em 200 países e venderam um total de 450 milhões de exemplares desde o seu lançamento em 1997, segundo a editora britânica Bloombury. A primeira edição do primeiro livro teve uma tiragem de 1.000 exemplares – convertidos hoje em tesouros para os colecionadores – e valeu a J. K. Rowling um contrato de 1.500 libras. Segundo dados do site www.statisticbrain.com de setembro de 2016, os filmes faturaram 7,2 bilhões de dólares, os livros 7,7 bilhões de dólares e os produtos derivados 7,3 bilhões de dólares.
Estúdios, parques temáticos, circuitos
Os estúdios de Harry Potter em Leavesden, próximo a Londres, permitem descobrir os cenários e o universo dos filmes em uma exposição permanente. Aberta em 2012, a atração recebe 6.000 visitantes por ano. Existem também parques temáticos criados pela Universal Studios em Orlando, Hollywood e Osaka. VisitScotland, uma empresa de turismo da Escócia, tem uma visita guiada de quatro dias 100% “potteriana”, de Edimburgo às Terras Altas, passando pelo Viaduto Glenfinnan. Em Edimburgo, o café onde que Rowling escreveu parte do primeiro livro atrai milhares e milhares de fãs. Trata-se do The Elephant House, localizado na parte antiga da cidade.
A morte dos pais de Harry Potter
Na noite de 31 de outubro, Lord Voldemort foi até Godric’s Hollow, onde a família estava escondida. Com a maldição da morte Avada Kedavra, Voldemort matou o pai de Harry,Tiago Potter e tentou poupar a vida da mãe, Lilian Potter em troca da vida de seu filho, mas a mulher escolheu morrer pelo filho. E desse modo, Voldemort assassinou a mãe de Harry. Inesperadamente, o seu sacrifício invocou uma magia protetora antiga que nem O Lorde das Trevas tinha conhecimento. Voldemort tentou matar Harry com a maldição Avada Kedavra (maldição da morte) e esta ricocheteou na proteção que Lilian tinha criado ao morrer pelo filho, atingindo seu lançador, que perdeu todos os seus poderes e foi a um espírito pelo efeito das Horcruxes que havia criado. Sem ter a intenção, quando atacou Harry, Voldemort o transformou em mais uma Horcrux, a sétima, concedendo a ele uma suas habilidades: a ofidioglossia e criando uma conexão entre suas mentes. Harry foi levado pelo Guardião das Chaves Perdidas de Hogwarts, Rúbeo Hagrid, para Rua dos Alfeneiros, onde se encontraram com o diretor e professor Dumbledore e a Professora Minerva McGonagall. Os três deixaram Harry nos degraus do nº 4 da Rua dos Alfeneiros, onde moravam os tios de Harry, os Dursley, com uma carta que explicava o acontecido e o que deveriam cuidar dele até atingir a maioridade aos 17 anos. A carta é só início de uma grande aventura que conquistou fãs no mundo inteiro.
Sobre Harry Potter
Harry Potter é um personagem fictício protagonista da série homônima de livros (e das respectivas adaptações para o cinema) de J. K. Rowling. Na tradução brasileira, recebeu o nome completo de Harry Tiago Potter. Filho único de Tiago Potter e Lílian Evans Potter, considerado um dos mais famosos feiticeiros dos tempos modernos. Ele também foi um dos alunos mais famosos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts de seu tempo. É conhecido no mundo bruxo por ser o único sobrevivente da Maldição da Morte (Avada Kedavra), quando Lord Voldemort tentou assassiná-lo ainda bebê.
Ao fim da Primeira Guerra Bruxa, Harry foi morar com seus parentes trouxas, os Dursley e viveu maltratado e incompreendido, sem qualquer fonte de conexão com os bruxos, mas, aos 11 anos, Rúbeo Hagrid lhe contou que seus pais e ele eram bruxos, e ele passou a frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A característica física mais notável de Harry é a cicatriz em forma de raio em sua testa, que lhe foi dada ao receber a maldição que deveria tê-lo matado. Antes do nascimento de Harry, a futura professora de adivinhações de Hogwarts Sibila Trelawney, em uma entrevista de emprego com o professor Dumbledore, fez uma profecia, segundo a qual um garoto nascido no final de julho seria o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas, Lord Voldemort. Esta foi interrompida pouco depois, pois descobriram um espião, Severo Snape, seguidor de Voldemort, escutando pela porta.
Essa profecia podia referir-se tanto a Harry Potter, como a Neville Longbottom, mas Voldemort achou que era Harry quem representava uma maior ameaça e decidiu destruí-lo enquanto ainda era pequeno e aparentemente inofensivo, sem ter ouvido o final da profecia e, portanto, sem saber que o que havia sido profetizado por Sibila só aconteceria caso atacasse Harry. Os Potter escolheram Sirius Black, que era muito amigo de Tiago Potter e padrinho de Harry, para ser o guardião do segredo do Feitiço Fidelius, ele guardaria o segredo de onde os Potter estavam escondidos.
Porém, Sirius teve a ideia de usar uma espécie de blefe para confundir o Lord das Trevas, assim trocariam de guardião sem contar a mais ninguém. Então o padrinho de Harry convenceu os Potter a nomear Pedro Pettigrew, que era a última pessoa que Voldemort pensaria que assumiria o posto de guardião do segredo e assim poderiam enganá-lo. Mas, para surpresa de todos, Pedro era o traidor que vinha espionando a Ordem da Fênix para Voldemort. Deste modo, o traidor contou ao seu mestre o local que a família Potter se escondia.