Processo Seletivo

Inscrições do PAES 2018 podem ser feitas a partir de hoje

Mais informações sobre o Paes somente na internet, até 11 de agosto; as provas ocorrerão em duas etapas: 1ª no dia 22 de outubro e a 2ª no dia 26 de novembro

Foto: Reprodução

Estão abertas a partir desta segunda-feira (17) as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2018 da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Os candidatos podem acessar o site www.paes.uema.br para ter acesso ao edital e efetuar a inscrição que custa R$ 85. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto.

Serão ofertadas 3.879 vagas, distribuídas pelos campi da Uema no estado. Para a UEMASUL (Universidade da Região Tocantina do Maranhão) serão ofertadas 565 vagas para o ano de 2018, distribuídas entre os campi da instituição.

As provas serão realizadas em duas etapas, a 1ª etapa no dia 22 de outubro e a 2ª no dia 26 de novembro. A primeira prova é constituída de 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

A segunda etapa é constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de 2 (dois) componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e prova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

 

Isenção 

A solicitação da isenção das taxas de inscrição do vestibular já foi realizada através de edital lançado no mês de junho. Logo quem ainda tinha interesse, não será mais possível obter isenção. Confira o resultado preliminar clicando aqui.

 

Dia da prova

-As provas serão realizadas no dia 22 de outubro, das 13h às 18h e a 2ª etapa das 13h às 18h, sendo cinco horas de duração de cada prova.

-O candidato deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 60 minutos. Cuidado com o trânsito!

-É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.

-Não serão aceitos como documentos de identificação: Certidão de Nascimento, Título Eleitoral,Carteira Nacional de Habilitação (modelo sem foto), Carteira Estudantil, Carteiras Funcionais sem valor de identidade.

O processo seletivo será realizado nos seguintes campi da UEMA: São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Coelho Neto, Itapecuru-Mirim, Zé Doca, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Pinheiro, , Presidente Dutra e Coroatá e nos campi da UEMASUL: Imperatriz e Açailândia.

Cursos e vagas

A Uema conta com 25 campi espalhados pelo estado. As 3.879 vagas foram distribuídas entre os 27 cursos. Clique aqui e veja as distribuições São eles:

Saúde
Enfermagem Bacharelado (Bacabal)
Medicina Bacharelado (Caxias)

Ciências Agrárias
Engenharia Agronômica Bacharelado
Engenharia Agronômica Bacharelado
Engenharia Agronômica Bacharelado
Zootecnia Bacharelado

Área tecnológica
Engenharia Florestal Bacharelado
Engenharia Florestal Bacharelado
Engenharia Florestal Bacharelado
Engenharia Florestal Bacharelado

Exatas e naturais
Química Licenciatura
Química Licenciatura
Ciências Biológicas Licenciatura
Ciências Biológicas Licenciatura
Ciências naturais licenciatura
Ciências Sociais Bacharelado e/ou Licenciatura

Área Tecnológica
Arquitetura e Urbanismo Bacharelado
Engenharia Civíl Bacharelado
Engenharia da Computação Bacharelado
Engenharia de produção Bacharelado
Formação de Oficiais – CFO CBMMA (Corpo de Bombeiro Militar/MA)
Engenharia Mecânica Bacharelado

Educação
Letras Licenciatura
Pedagogia Licenciatura
História Licenciatura ou Bacharelado
Música Licenciatura
Educação Física licenciatura

Concorrência 

Na edição de 2017, o curso mais concorrido é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. Foram 600,25 candidatos concorrendo a uma vaga.

O segundo curso mais concorrido foi o  de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria masculina, com 251,06 candidatos por vaga; seguido do curso de Medicina, com 244,62 candidatos por vaga.  Em quarto lugar, está o curso de CFO Bombeiro Militar do Maranhão, com 174,31 candidatos disputando uma vaga.

Matrícula 

A Pró-Reitoria de Graduação da UEMA publicará Edital convocando os candidatos classificados no PAES 2018, exclusivos da UEMA, para matrícula, no semestre letivo correspondente, contendo informações referentes à documentação exigida e prazo para sua realização.

A matrícula para o candidato classificado no PAES 2018 só terá validade para o semestre letivo a ele vinculado, assim como para o campus, curso e turno de sua opção.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias