Financiamento Estudantil

Fies abre vagas e anuncia novas diretrizes

Para o segundo semestre do ano de 2017, serão disponibilizadas 75 mil novas vagas e a partir do ano que vem entram em vigor as novas regras

Alunos devem ter nova chance de ingressas na graduação

Alunos devem ter nova chance de ingressas na graduação

O presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciam nesta quinta-feira (6), às 10h, a abertura de novas vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para este ano. Na mesma cerimônia, no Palácio do Planalto, serão lançadas as diretrizes do novo Fies.

O financiamento é destinado a alunos matriculados em instituições privadas de ensino superior. Segundo o Ministério da Educação, atualmente mais de 2 milhões de jovens e adultos que não têm condições de pagar a faculdade são beneficiados pelo programa, que oferece taxa de juros efetiva de 6,5% ao ano.

Entre as novas regras que irão enrijecer o sistema de acesso, os estudantes terão que autorizar o desconto de 30% dos salários que receberão em seus empregos após formados. O pagamento pode começar em até um ano e meio após a formatura.

Em casos de formados que não conseguirem emprego, o governo deverá acionar garantias (fiador e fundo garantidor) para quitar o empréstimo. Esse prazo deve ser de alguns meses, no entanto, a definição do período exato só deve ser feito após o anúncio oficial.

Outra proposta é que o aluno vai saber, ao firmar contrato, o valor final do empréstimo, ao contrário do que acontece hoje, em que há renovação semestral de acordo com o reajuste das mensalidades.

No próximo ano, estima-se que serão ofertadas cerca de 300 mil vagas já adaptadas às novas diretrizes. Para o segundo semestre de 2017, ainda no modelo atual, são cerca de 75 mil.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias