'Cidades-Irmãs'

Estudantes da rede pública participarão de encontro na China

A delegação da viagem é formada por seis alunos de escolas do município e do estado, dois professores de artes marciais e um tradutor

O grupo de estudantes permanece na cidade de 8 a 22 de agosto.

O grupo de estudantes permanece na cidade de 8 a 22 de agosto.

Jovens estudantes da rede pública irão participar de mais uma etapa do programa ‘Cidades-Irmãs’ e estarão presentes no ‘Encontro de Artes Marciais e Cultura’, que será realizado na cidade chinesa de Wuhan. O convênio ‘Cidades-Irmãs’, firmado há dois anos entre a Prefeitura de São Luís e o Governo Popular Municipal da cidade chinesa, oportuniza o intercâmbio socioeducativo, cultural e a troca de experiências entre jovens de diversas nacionalidades. O grupo de estudantes permanece na cidade de 8 a 22 de agosto.

A delegação da viagem é formada por seis alunos de escolas do município e do estado, dois professores de artes marciais e um tradutor. Como ocorreu na primeira etapa, os alunos terão um roteiro cultural a cumprir, vão conhecer pontos turísticos e nos fins de semana serão acolhidos nas casas das famílias na cidade chinesa, explica a secretária municipal de Articulação Institucional (Semai), Ana Paula Rodrigues. “Estamos sempre buscando parceria a fim de proporcionar para mais estudantes a chance de conhecer outras culturas.”, enfatiza.

O professor de Jiu Jitsu, Márcio Bruno Neri, 40 anos, que coordena a equipe, destacou a importância do intercâmbio para a formação dos jovens e como experiência pessoal. “É um sonho conhecer o país onde as artes marciais têm berço. E participar desse evento significa demonstrar nosso conhecimento nesta arte que traz disciplina e aprendizado, e ainda por estar conhecendo algo novo e tão diferente do que vivenciamos. Essa troca de experiência é o que considero de mais significativo”, disse.

Leonardo de Jesus Cardoso, 13 anos, alunos da UEB Mário Andreazza, da Liberdade, disse que a viagem é uma oportunidade de crescimento. “Com essas oportunidades vamos crescer como pessoa, vamos aprender algo novo e sei que vou voltar com outro pensamento. Estou muito ansioso pela viagem e pelo que vou conhecer”, disse ele.

Lucas Santos Gonçalves, 15 anos, estudante da UEB Luís Viana, do bairro Alemanha, se mostrou maravilhado com a oportunidade. “Não vejo a hora de chegar em uma cidade que, pelo que eu li, é bastante diferente da nossa, dos nossos costumes e quero conhecer pessoas e aprender mais. É um momento muito importante para mim. Estou ansioso”, enfatizou.

Durante a estada na cidade, os estudantes vão participar do ‘Encontro de Artes Marciais e Cultura’, que se realiza de 10 a 19 de agosto. Integra ainda a programação, diversas aulas, palestras sobre o perfil da arte marcial e das manifestações culturais. O grupo terá acesso a conhecimentos da língua local, da música tradicional e diversos minicursos e programação cultural, como passeios à pontos turísticos de referência.

Na primeira etapa da parceria, três jovens estiveram em Wuhan participando do ‘Acampamento de Verão da Amizade Internacional’, em junho. Integram ainda a delegação de viagem os estudantes Isaac Castro Machado, 13 anos, da UEB Maria Alice Coutinho, Turu; Robson Carlos Santos Veras, 14 anos, da EU Tácito Caldas, de Paço do Lumiar; e Salatiel Martins Ferreira, 17 anos, do Colégio Militar 2 de Julho.

Parceria

O projeto ‘Cidades-Irmãs’, formalizado em 2015, é mais uma estratégia da Prefeitura para somar na educação formal recebida pelos estudantes da rede municipal de ensino e proporcionar a troca de experiências. A China é o primeiro país com o qual a Prefeitura de São Luís firma parceria. Além de Wuhan, na China, a prefeitura de São Luís assinou acordo de ‘Cidades-Irmãs’ com a cidade de italiana, Tramonti e Hue, do Vietnã. Ainda por meio do acordo ‘Cidades-Irmãs’ será assinada parceria ainda com cidades de Portugal, França e Japão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias