Barreirinhas

Chico César e Raiz Tribal encerram o ‘Mais Cultura’

Além do MPB de Chico César, a programação conta ainda com a apresentação da banda Raiz Tribal, que vai fazer as “pedras” rolarem em Barreirinhas

No show para o público maranhense, o Chico César vai mostrar canções do seu mais recente trabalho, Estado de Poesia.

No show para o público maranhense, o Chico César vai mostrar canções do seu mais recente trabalho, Estado de Poesia.

O cantor Chico César e a banda Raiz Tribal encerram, neste fim de semana, a programação do projeto Mais Cultura e Turismo na Cidade de Barreirinhas. No show para o público maranhense, o cantor paraibano vai mostrar canções do seu mais recente trabalho, Estado de poesia, que foi eleito por críticos musicais como um dos melhores discos de 2015. A faixa de mesmo nome, gravada por Maria Bethânia em 2012 no show Cartas de amor, foi composta por Chico César. E regravada pelo autor, como trilha sonora do casal Salete (Claudia Raia) e Gustavo (Daniel Rocha), na novela A lei do amor. A canção é um dos destaques do oitavo disco do artista após sete anos de pausa na carreira. Estado de poesia foi o primeiro single a ser lançado pelo Canal Brasil, no Youtube.

O disco, que também ganhou uma versão em DVD, é uma coprodução do Canal Brasil e Chita Discos e traz artistas que tocaram ao lado do cantor durante a gravação, no Teatro Boa Vista, em 2016. Lazzo Matumbi, Simone Sou, Oleg Fateev, Seu Pereira, Luizinho Calixto, Escurinho, Xisto Medeiros, Helinho Medeiros, Gledson Meira e Michael Ruzitschka compõem a história do álbum.

Revelado há 20 anos com o álbum Aos vivos, gravado em 1994 e lançado em 1995, Estado de poesia já tem registro fonográfico no CD e DVD de 2013. As demais músicas do disco de Chico estão sendo reveladas oficialmente na voz do compositor, que assina sozinho 12 das 14 músicas do CD. As exceções são Reis do agronegócio (canção-manifesto feita em parceria com Carlos Rennó e já lançada informalmente na web) e Quero viver, parceria póstuma de Chico com o poeta tropicalista Torquato Neto (1944-1972), de quem Chico musicou poema inédito. Em Estado de poesia, Chico irmana romantismo e consciência social. Negão, por exemplo, é um reggae que bate na tecla do preconceito racial, tendo sido gravado com a adesão do cantor baiano Lazzo Matumbi. Há também xote, Caninana; frevo, Alberto, em tributo a Santos Dumont; samba, No Sumaré; e morna, Miaêro. No repertório do show que vai apresentar amanhã em Barreirinhas, Chico César irá relembrar a maioria de suas canções, que são pura poesia de alto poder de encanto linguístico. As músicas são dos álbuns Cuscuz Clã, Beleza Mano, Mama Mundi, Respeitem Meus Cabelos, Brancos (isso mesmo, com vírgula!), que ele define como um trabalho nômade. Além de De uns tempos pra cá, Cantos e Encontros de uns tempos pra cá, Francisco Forró y Frevo e Estado de Poesia, seu primeiro disco de inéditas em oito anos.

Reggae com a Raiz Tribal

Além de Chico César, a programação conta ainda com a apresentação da banda Raiz Tribal, que vai fazer as “pedras” rolarem em Barreirinhas. A Raiz Tribal tem como herança a paixão pelo reggae vinda de uma das principais bandas de reggae do país, a maranhense Tribo de Jah. Gill Enes e Keké Enes são filhos de Netto Enes (guitarrista e vocalista da Tribo de Jah), Leo Rabelo, filho de Aquiles Rabelo (baixista e vocalista da Tribo de Jah) e, pra fechar o quarteto, Felipe Moreno (filho de Nengo Vieira – O papa do reggae no Brasil). De pai para filho e depois para os palcos afora, assim é a trajetória de 15 anos da banda, que começou em Guarulhos/São Paulo e que faz o caminho de volta para não perder os laços com a raiz musical maranhense.

Mesmo com o DNA da Tribo de Jah, a Raiz Tribal nesses 15 anos de carreira conquistou a própria identidade, tocou ao lado de bandas nacionais e internacionais consagradas e ganhou reconhecimento e admiração de quem toca reggae no país. A banda vai relembrar sucessos de seus discos Sintonia, Reggaeraggarootsskadub e Trilhas Novas, trabalho que conta com grandes nomes da música brasileira assim como Zeca Baleiro na faixa A Ilha (música em homenagem a São Luís), Fauzi Beydoun (Tribo de Jah) na faixa Quando o São João Chegar (releitura da música de autoria do mesmo que se refere à cultura regional e ao estado do Maranhão) e a participação de Nengo Vieira (O Reggaeman gospel do Brasil) na música Terra Prometida. “Tocamos reggae e todas as suas vertentes, fazemos covers, temos músicas próprias, fazemos versões de clássicos da música brasileira que vão de Tim Maia, Zeca Baleiro a Raul Seixas…”, explica Gill Enes.

Programação

21/7 Sexta-feira
16h00 Companhia do Imaginário
(Espaço Infantil)
20h30 Vira Jazz
21h30 Grupo Lamparina
22h30 Pepê Junior
23h30 Boi Pérola dos Lençóis
Abertura e Intervalos Dj Claudinho Polary
Passeio- Lancha Cultural (Turno Matutino E Vespertino)

22/7 (Sábado)
08h00 Aulão de Ritmos com Gil Zumba
16h00 Companhia do Imaginário (Espaço Infantil)
18h00 Aulão de Ritmos com Gil Zumba
20h30 George Gomes
21h30 Chico César
22h30 Raiz Tribal
Abertura e Intervalos Dj Claudinho Polary
Passeio- Lancha Cultural (Turno
Matutino E Vespertino)
23/7 (Domingo)
08h00 Aulão de Ritmos com Gil Zumba

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias